Benefícios da Malva Sylvestris para nossa saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Chá feito da Malva sylvestris evita o agravamento de doenças na região da gengiva

A natureza oferece diversos recursos para o ser humano. Ela também é rica em substâncias benéficas que, se utilizadas da maneira correta, podem melhorar nossa saúde. Na saúde bucal, a Malva sylvestris se destaca.

Você conhece os benefícios da Malva sylvestris para nossa saúde e como essa planta pode auxiliar em uma grande diversidade de problemas odontológicos? Leia este artigo até o fim para descobrir!

Malva sylvestris é uma espécie de planta com flor pertencente à família Malvaceae. É considerada uma planta medicinal que pode ser muito útil na odontologia.

Função da Malva sylvestris na odontologia

Na área odontológica, essa planta é utilizada como medicamento fitoterápico para o tratamento de infecções na gengiva.

Isso porque ela contém substâncias anti-inflamatórias e bactericidas.

Desse modo, a planta em forma de chá, popularmente conhecida como chá de malva, é indicada para auxiliar na diminuição e eliminação dessa infecção.

Além disso, esse chá também auxilia no controle de aftas na boca e na diminuição de seus efeitos negativos, como dificuldades na mastigação, ou até mesmo em alguns casos, de dores nos dentes.

Como utilizar a Malva sylvestris na odontologia?

A forma mais indicada de utilização da malva sylvestris na odontologia é a realização de bochechos com o chá de malva.

Esses bochechos, por sua vez, devem ser feitos de 3 a 4 vezes por dia. Sua realização não causa nenhum risco ou efeito negativo para a saúde bucal.

Ainda, são indicados principalmente para o período da puberdade, gravidez ou menopausa.

Isso porque as pessoas pertencentes a esse grupo estão mais propícias ao desenvolvimento de doenças periodontais, devido a alterações hormonais no corpo.

Além disso, por conta de sua ação antimicrobiana, o bochecho com chá de malva é indicado para o pós-operatório de cirurgias orais.

Dessa maneira, evita-se o desenvolvimento de infecções ou inflamações.

Os bochechos também podem ser uma forma de proteger a boca do desenvolvimento de cárie dentária!

Além da realização de bochechos, o chá de malva também pode ser aplicado na boca por meio de hastes de algodão, diretamente na ferida ou local de desconforto.

Como fazer chá de malva?

Para preparar o chá, deve-se utilizar as folhas da Malva sylvestris.

Ainda, os bochechos não devem ser feitos com a bebida quente. O paciente deve optar por temperaturas mornas ou até mesmo frias.

O paciente também não deve colocar açúcar no chá!

Fitoterapia na Odontologia

A utilização do chá de malva é uma das aplicação na fitoterapia na odontologia.

A fitoterapia é a parte da ciência que se utiliza de plantas medicinais para o tratamento de doenças.

Na odontologia, esse tipo de tratamento se mostra vantajoso para o paciente.

Isso porque os medicamentos fitoterápicos geram um número reduzido, quando esse número não é nulo, de efeitos colaterais.

Assim, o tratamento se torna menos invasivo.

Contudo, é importante ressaltar que o chá de Malva não deve ser utilizado como único tratamento dentário.

O paciente deve recorrer ao profissional de odontologia, que pode ou não indicar o consumo do chá de Malva sylvestris, junto a realização de outros procedimentos necessários para solucionar o problema.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.