Macrostomia afeta a estética e funcionalidade bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A doença é extremamente rara e deve ser tratada

A macrostomia é uma doença congênita. Ou seja, independentemente de sua causa, ela é identificada no momento do nascimento das crianças.

Esta anomalia é extremamente rara, e estudos indicam que a macrostomia ocorre em 1 a cada 5600 crianças.

Macrostomia é uma anomalia que resulta em deformação da conformação da boca. Dessa maneira, a cavidade oral é ampliada no sentido das orelhas.

Causas da Macrostomia

A causa exata para essa disfunção ainda não foi descoberta. Contudo, muitos pesquisadores apontam que ela esteja relacionada a uma combinação de fatores ambientais e genéticos.

Segundo teorias, assim como é possível observar em outros tipos de fissuras faciais, a macrostomia resulta de uma falha migratória da mesoderme entre as proeminências maxilar e mandibular.

Essa falha ocorre, geralmente, entre a quarta e quinta semana de gestação.

Características da Macrostomia

É fundamental dizer que a malformação não está limitada apenas à comissura labial, acometendo também sua porção muscular.

A doença pode se manifestar em ambos os lados da face, apresentando uma macrostomia bilateral, ou em apenas em uma parte lateral, sendo uma macrostomia unilateral.

O lado afetado sofre com a ausência da glândula parótida e de seu respectivo ducto.

Malefícios da Macrostomia

É importante dizer que a doença, além de trazer problemas estéticos, pode afetar aspectos funcionais no paciente.

Algumas alterações promovidas pela macrostomia fazem com que o indivíduo diagnosticado com a doença encontre dificuldades em simples tarefas, como se alimentar e falar.

Em algumas ocasiões, quando há ausência da glândula parótida, o paciente pode sofrer com doenças e problemas bucais.

A saliva é fundamental na proteção de nossa boca contra os mais variados tipos de microrganismos. Portanto, a ausência salivar pode provocar cáries, gengivite e mau hálito.

Por fim, a falta de líquido salivar torna a digestão incompleta. Fazendo com que o paciente não consiga se nutrir de forma adequada.

Tratamento para Macrostomia

A doença pode ser tratada unicamente através de um procedimento cirúrgico. Sendo assim, o tratamento da macrostomia visa a reconstrução do músculo orbicular dos lábios, simetria labial e cicatrizes bem posicionadas.

A cirurgia pode ser realizada após os 3 meses de idade. O importante é definir a posição da comissura labial, utilizando a comissura contralateral como parâmetro, em casos unilaterais.

Em deformidades bilaterais, a posição da pupila pode ser o parâmetro.

O procedimento sempre é realizado com utilização de anestesia geral. Isso só não acontece quando o paciente apresenta alguma alergia ou peculiaridade que o impeça de entrar em contato com a substância.

A técnica é bastante fácil, rápida e eficaz. Os resultados são extremamente satisfatórios, seja do ponto de vista estético ou funcional.

Quais Profissionais Podem Realizar a Cirurgia?

Como o procedimento exige a utilização de anestesia geral, antes de qualquer coisa, é fundamental que a equipe de cirurgia possua um anestesiologista.

Já para a realização da intervenção cirúrgica, é possível que o procedimento seja realizado por 3 profissionais distintos, sendo eles:

Agora você já conhece a macrostomia e as adversidades que essa condição pode trazer. Desse modo, ao identificar qualquer um dos sintomas citados, o ideal é procurar ajuda médica.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.