Maçã, seus benefícios e relação com a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Um alimento tão clássico e conhecido, apresenta milhares de benefícios para a saúde de todo o corpo

Quem nunca comeu uma maçã, não é mesmo? Essa é uma fruta que costuma estar presente na casa de todas pessoas no mundo inteiro.

Dessa forma, podendo então ser preparada de inúmeras formas, a maçã é uma fruta muito consumida. É ótima para auxiliar em dietas e também é considerado um alimento detergente.

Maçã é o fruto que dá na macieira, árvore da família Rosaceae. É a fruta mais cultivada do mundo e originária da Ásia e da Europa. Existem mais de 2,5 mil espécies de maçã. Seu período de safra é de janeiro a abril. Seu cultivo exige clima temperado.

Principais Características da Maçã e sua História

Além de ser uma opção deliciosa quando bate aquela fome entre as refeições, é leve e cheia de benefícios. Costuma ser mais encontrada nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Nativa da Ásia, a cultura da maçã no Brasil cresceu a partir da década de 1960, o que deixou o país em décimo segundo lugar no ranking mundial na produção dessa fruta.

As variedades mais cultivadas no Brasil são a Gala e a Fuji. As duas não divergem em relação ao seu valor nutricional, porém cada uma tem o seu sabor característico. Os tipos existentes são:

  • Gala: apresenta coloração avermelhada a polpa é macia e rica em açúcares. Rica em quercetina (flavonóide natural que possui propriedades farmacológicas, tais como Anti-inflamatória, anticarcinogênica e antiviral). Porém é menos resistente ao armazenamento. 63 kcal;
  • Red ou Argentina: possuem coloração avermelhada brilhante. Apresenta um sabor doce e de fácil digestão. Desvantagens: Polpa pouca suculenta e textura farinhenta. 65 kcal;
  • Verde: tem coloração verde, polpa crocante e suculenta. Rica em clorofila é a mais indicada para acompanhar pratos salgados. 65 kcal;
  • Fuji: possui coloração avermelhada sobre o fundo verde. Polpa mais crocante e suculenta. Indicada para pratos doces. 56 kcal.

Todas elas apresentam praticamente os mesmos benefícios. No entanto, apenas a maçã verde é rica em clorofila e ajuda na melhor oxigenação celular.

Importância da Maçã para a Saúde Bucal

Entre os diversos benefícios, a maçã é ótima quando falamos de higiene bucal. Isso ocorre uma vez que a mastigação da fruta aumenta a quantidade de saliva e estimula as gengivas.

Essas ações diminuem o número de bactérias na boca. O fato da fruta ter consistência mais dura, auxilia na remoção de restos de alimentos e da placa bacteriana.

Então, talvez dizer que maçã faz bem aos dentes seja um pouco demais. Ela não faz bem, mas auxilia nos processos de limpeza da área.

Dessa forma, ainda é importante lembrar que, apesar da ação de limpeza, o uso da maçã é um complemento e a pasta de dente e o fio dental são fundamentais para manter a saúde dos dentes.

Principais Benefícios da Maçã

Como já explicamos anteriormente neste artigo, a maçã é uma fruta com diversos benefícios para todo o corpo. Então, preparamos uma lista com os 10 principais deles:

1. Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL)

Isso acontece graças à pectina, um tipo de fibra solúvel encontrada na casca da maçã. Mas fique atento, pois, ao retirar a casca, essa substância é totalmente eliminada do alimento e seus benefícios também vão embora.

2. Evita o envelhecimento precoce

A maçã possui muitos antioxidantes que combatem os radicais livres e protegem todas as células do corpo contra inúmeros agentes que causam doenças e o envelhecimento precoce.

Suas propriedades antioxidantes funcionam como se blindassem o coração e previnem certos tipos de câncer, como o de cólon e também o de mama.

3. Protege a voz e a garganta

Como a maçã é rica em taninos e flavonoides, fitonutrientes que, entre diversas ações, atuam como adstringente a fruta auxilia na limpeza da boca e faringe.

Então, além de ser um ótimo auxiliar para manter a saúde bucal em dia, acaba também por contribuir com a saúde da voz.

4. Fortalece o sistema imunológico

O responsável por isso é a quercitina, antioxidante que apresenta uma importante ação anti-inflamatória, além de contribuir para eliminar os radicais livres do organismo.

5. Ajuda o sistema digestivo

Por conta das boas quantidades de pectina, taninos, ácido málico e flavonoides presentes, essas substâncias contribuem no alívio dos problemas no sistema digestivo, como:

  • Diarreia
  • Constipação intestinal
  • Irritação no intestino
  • Crises gástricas

Nesses casos mais específicos em que o sistema está mais sensível, o indicado é consumir a maçã assada ou cozida, ou até mesmo o chá da fruta.

6. Ajuda no combate à anemia

Por ser rica em ferro, a maçã pode ser uma aliada para quem estiver passando por problemas de anemia, doença ocasionada por deficiência férrica.

Além disso, a fruta também apresenta boas quantidades de vitamina C, elemento essencial para a boa absorção do ferro no organismo.

8. Dentes fortes e cérebro saudável

Anteriormente neste artigo, já explicamos um pouco sobre a boa relação entre maçã e dentes, se lembra? Então, mais algumas características também estão presentes.

Isso acontece principalmente porque a fruta é rica em fósforo, um mineral essencial para a estrutura óssea do corpo, assim como para o sistema nervoso.

Esses estão entre os benefícios da maçã para os dentes quando observamos e falamos sobre a importância desse fruto na rotina de alimentação.

9. Aliada do emagrecimento

As fibras que são encontradas na casca da maçã podem ajudar também a aumentar a sensação de saciedade, o que diminui então a vontade de ingerir alimentos em maior quantidade.

Dessa forma, como consequência, contribui para o processo de perda de peso. Porém, não é milagrosa e precisa ser seguida de uma boa dieta.

10. Alivia gastrite e úlceras

A quercitina presente na maçã, ao formar um gel que protege a mucosa intestinal, torna-se uma boa aliada no processo de gastrite e úlceras gástricas.

Aproveite todos os benefícios da maçã

Para manter todas as qualidades tirar bom proveito de tudo que a fruta tem a oferecer, o ideal é consumir então apenas uma porção por dia.

Não ultrapasse essa quantidade, já que a ingestão de maçã em excesso pode levar ao aumento de açúcar no sangue, reações alérgicas, entre outros.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.