PACIENTES

Luxação da ATM causa dores e dificuldade em fechar a boca

Luxação da ATM causa dores e dificuldade em fechar a boca

Conheça as principais causas, sintomas e tratamentos para a disfunção

A luxação da ATM é uma disfunção bastante recorrente. Entretanto, muitos pacientes se desesperam e não sabem o que fazer quando enfrentam esse incômodo problema.

O movimento de abrir e fechar a cavidade bucal é, talvez, o mais realizado pelas pessoas. Assim, é claro que qualquer alteração na região, como uma luxação da ATM acaba se tornando um enorme empecilho.

Luxação da ATM geralmente está relacionada a uma disfunção temporomandibular. Essa anomalia atinge uma articulação fundamental do nosso corpo, a ATM. Essa estrutura faz a ligação entre o nosso maxilar e o osso temporal do crânio.

A luxação da mandíbula, apesar de pouco conhecida, pode se manifestar nas mais diversas faixas etárias. Entretanto, alguns estudos indicam a sua prevalência em mulheres, principalmente as que possuem entre 20 e 40 anos.

Detalhes e importância da articulação temporomandibular

Já explicamos que essa articulação é um dispositivo essencial para que haja uma ligação mandibular correta. Apesar de não ser tão famosa, a ATM é uma das articulações mais complexas de nosso organismo.

Ela é altamente flexível e, devido a isso, está encarregada de propiciar a realização de todos os movimentos de nossa mandíbula: para frente, para trás e para ambos os lados.

Sempre que ocorrer alguma lesão ou disfunção nessa região, o problema recebe a nomeação de DTM ou D-ATM.

Causas e sintomas para luxação da ATM

As causas para luxação da articulação temporomandibular são bastante variadas, o que faz com que seja mais difícil identificar a anomalia. Contudo, entre as mais comuns está o trauma mandibular.

Além disso, existem outros problemas bastante comuns que podem impulsionar o desenvolvimento de uma DTM, como:

  • Artrite na ATM;
  • Efeitos da idade na articulação;
  • Deformações faciais ósseas de nascença;
  • Bruxismo;
  • Estresse;
  • Tensões musculares.

A luxação ou subluxação da ATM ainda pode desencadear uma série de sintomas. Aqui você acompanha uma lista com os principais deles:

  • Dor de cabeça crônica, enxaqueca;
  • Dor de ouvido e zumbidos;
  • Dificuldades na hora de abrir completamente a boca;
  • Inchaço na face;
  • Pressão atrás dos olhos;
  • Maxilar travado ao abrir ou fechar a boca;
  • Deslocamento da mandíbula;
  • Dificuldade na hora de mastigar;
  • Sensação de que os dentes superiores e inferiores não encaixam.

Existe tratamento para luxação da ATM?

A grande verdade é que ainda não existe um tratamento específico para a luxação da ATM. Mas não se preocupe, vamos dar algumas dicas do que você pode fazer quando enfrentar o problema.

Especialistas recomendam que, para aliviar as dores musculares você pode tomar medicamentos como relaxantes ou aspirinas.

Entretanto, lembre-se de sempre consultar um profissional e nunca se automedicar, o que pode acarretar em complicações a sua saúde.

Realizar uma compressa com um pano úmido e morno na região do incômodo também pode ajudar a amenizar as dores.

Você também pode utilizar um “splint”. O mecanismo é uma espécie de protetor bucal noturno, que é feito sob medida para a boca do paciente.

Ele é encaixado nos dentes superiores, e impede que haja um atrito entre os dentes superiores e inferiores, reduzindo o efeito nocivo do travamento e do rangido entre eles.

Aprender técnicas de relaxamento para auxiliar no controle da tensão muscular mandibular também pode ajudar. Seu dentista pode sugerir que você procure treinamento ou aconselhamento adequado para eliminar o estresse.

Porém, quando nenhum desses procedimentos funciona, a pessoa deve apelar para uma cirurgia na articulação temporomandibular.

Mas para saber o tratamento adequado para a luxação da ATM, o ideal é consultar o seu dentista. Ele pode identificar o melhor tratamento para cada caso de DTM.

ACESSO RÁPIDO
    Valdir de Oliveira
    Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

    Leia também