Levantamento do seio maxilar: indicações para a cirurgia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O levantamento do seio maxilar é necessário quando há a reabsorção óssea por conta da ausência de algum dente

O seio maxilar está localizado abaixo das orbitas oculares, sendo uma estrutura do osso. Seu formato é piramidal, com sua base seguindo a parede nasal e seu ápice apontando em direção ao osso zigomático. Se ele apresenta alguma disfunção, deve-se realizar o levantamento do seio maxilar.

Embora o nome e o local façam parecer que a técnica é complexa, o levantamento do seio maxilar é uma cirurgia simples que tem como finalidade reabilitar áreas sem dente que sofreram reabsorção óssea.

O levantamento do seio maxilar é um procedimento de aumento ósseo efetuado com o objetivo de resolver o problema de maxilas atrésicas, ou seja, que são mais estreitas que o normal. O procedimento possibilita a reabilitação da arcada dentária.

Por que fazer a cirurgia?

Quando há a perda de um dente e o espaço fica vago, o osso alveolar começa a se modificar. Por isso, o seio maxilar começa a perder amplitude. É como se ele baixasse, perdendo altura e largura com o tempo.

E o “chão” desse osso começa a se tornar menor, fazendo com que haja uma perda de volume. Para restabelecer o sorriso, o dentista terá de realizar o enxerto do seio maxilar.

Contribuição da periodontite

A periodontite é uma doença que acomete os tecidos de suporte ao redor do dente. Os ossos e os ligamentos periodontais são os mais afetados.

A patologia pode causar queda e perda de dentes por conta da fragilidade óssea desenvolvida. Dessa forma, ela acaba contribuindo para que exista uma maior perda óssea, agravando ainda mais o problema do seio maxilar.

Preparação do paciente

A preparação para o levantamento de seio maxilar do paciente é das mais tranquilas.

São necessários somente alguns exames radiográficos, que englobam raios X da face e da arcada, e uma tomografia computadorizada, que mostrará as dimensões e o formato do seio maxilar.

Assim, o dentista poderá preparar a cirurgia da melhor maneira possível.

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia do levantamento do seio maxilar é feita a partir de um corte na região dos pré-molares e molares. Em seguida, o dentista levanta o tecido gengival, expondo o osso.

Depois, o profissional abrirá uma pequena cavidade oval no osso, onde poderá ser visualizado a membrana que protege o osso.

A membrana, então, é deslocada para cima e o espaço que alocava o seio é preenchido com o enxerto ósseo. Por fim, a gengiva é colocada de volta no lugar e é feita a sutura.

Pós-operatório

No pós-operatório, o paciente provavelmente ficará com a área um pouco inchada, já que ouve uma manipulação dela. É possível que aconteça um leve sangramento na boca e até mesmo no nariz. Mas não se assuste, é normal.

É preciso que a pessoa evite forçar o nariz, mesmo quando for espirrar, pois, como o local ainda está sensível, pode haver um deslocamento do material.

Evite comer alimentos quentes nos primeiros dias porque estimulam a circulação sanguínea, aumentando o sangramento. Dê preferência para os gelados.

O dentista prescreverá uma medicação baseada em anti-inflamatórios e analgésicos para melhorar a cicatrização do levantamento do seio maxilar.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.