Leishmaniose mucocutânea provoca destruição das mucosas orais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Doença transmitida por mosquitos pode causar desfiguração do rosto humano após progresso

Apesar de não ser contagiosa, a leishmaniose é uma doença muito comum em diversos países. Existem algumas variações da patologia, e uma delas é a leishmaniose mucocutânea.

Você sabia da existência da leishmaniose mucocutânea, que afeta diretamente e gravemente a nossa boca?

Leishmaniose mucocutânea é uma doença infecciosa que pode comprometer gravemente as mucosas presentes na boca e no nariz do ser humano. Ela é considerada uma das formas mais graves de leishmaniose.

O Que é Leishmaniose?

A leishmaniose é uma doença infecciosa. Ela é causada por um parasita que recebe o nome de Leishmania.

Dessa maneira, sua transmissão ocorre entre um animal e um ser humano, através da picada do mosquito Lutzomyia.

Os principais sintomas da primeira fase dessa doença são a formação de pápulas elevadas e avermelhadas na pele.

Posteriormente, o paciente pode sentir febre, sensação de fraqueza, indisposição, perda de peso e inchaço no abdômen.

Existem alguns tipos de leishmaniose, que se diferenciam pelos sintomas ou outras características.

Leishmaniose Cutânea

A também conhecida como leishmaniose tagumentar é o tipo mais popular da doença.

Ela é caracterizada principalmente pelo desenvolvimento de lesões ulcerosas e arredondadas na pele, que podem chegar a medir alguns centímetros.

Em geral, essas lesões são indolores e aparecem entre 2 e 3 meses após a picada. Outros sintomas comuns para essa doença são as febres e a perda de peso.

Contudo, é o tipo de leishmaniose que conta com o tratamento mais responsivo, sendo efetivo na grande maioria dos casos.

Leishmaniose Visceral

A leishmaniose visceral é a forma crônica da doença. Ela é caracterizada por afetar os órgãos internos do paciente.

Em geral, essa doença é assintomática, o que a torna ainda mais perigosa. Isso porque sua evolução pode levar o paciente à morte.

Quando é acompanhada de sintomas, é comum que alguns deles sejam problemas como a anemia, o aumento do baço, o aumento do fígado e a febre.

Sem um diagnóstico e tratamento adequados, a doença só tende a evoluir, agravando os sintomas anteriormente apresentados.

Além disso, pode ocorrer séria perda de peso, comprometimento de alguns órgãos como o rim e o fígado e aumento do risco de infecções causadas pela ação de bactérias e até mesmo de hemorragias.

Características da Leishmaniose Mucocutânea

Muitas pessoas desconhecem a presença da leishmaniose na odontologia.

Contudo, a forma mucocutânea dessa doença atinge diretamente a região da face do paciente, prejudicando as estruturas que compõe a boca e o nariz.

A principal característica dessa forma da doença são as manifestações orais da leishmaniose.

Isso porque a leishmaniose mucocutânea afeta as mucosas e cartilagens, incluindo as orais. Dessa maneira, a doença causa a destruição desses tecidos, podendo chegar a desfigurar a face.

Na maioria das vezes, seu surgimento se dá durante o processo de cicatrização de uma lesão cutânea nessas regiões do corpo.

A lesão da leishmaniose mucocutânea conta com aspecto granuloso e, em geral, é indolor. Seu tratamento é complexo e inclui dosagens altas de medicamento por cerca de 30 dias.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.