Lábios escuros têm diversas causas. Saiba mais!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba o que é que o escurecimento labial e as causas relacionadas à essa condição

A aparência do nosso corpo pode revelar muito sobre a nossa saúde. O mesmo ocorre com a nossa saúde bucal, a aparência dos nossos lábios, dentes, gengivas e língua, que podem revelar uma boca debilitada ou sadia. É o que acontece quando observamos nossos lábios escuros. O que essa condição pode significar?

Os fatores que podem levar alguém a ter lábios escuros são diversos e podem ter causas sistêmicas ou ser resultado de causas externas. Notar os lábios escurecidos, independente da cor da pele, não é considerado normal e a causa do problema deve ser investigada e tratada.

Lábios escuros são uma variação da cor natural dos nossos lábios, sendo caracterizados pela pigmentação ressaltada. Trata-se de um problema de pigmentação labial que pode ser causado por diversas razões.

Descubra a seguir quais são as causas de lábios escurecidos.

O Que Pode Causar o Escurecimento dos Lábios?

Se você tem notado a aparência dos lábios estranhamente mais escurecida, provavelmente a causa dessa condição estará relacionada às que apresentaremos a seguir.

Assim, listaremos agora algumas das possíveis causas do escurecimento labial. Confira:

  1. Fumar: uma das principais causas do escurecimento labial é a ação da nicotina nos tecidos da boca, levando normalmente a uma coloração acinzentada. Pode ser amenizado com procedimentos estéticos ou a erradicação do fumo (essa última é a mais recomendada!).
  2. Exposição ao sol: pode ser uma das causas mais comuns para lábios escuros, já que o escurecimento da pele é um de seus mecanismos de defesa contra a radiação solar. Isto é, quando os lábios são expostos ao sol, a melanina oxida, levando ao escurecimento. É recomendado o uso de hidratantes labiais e batons com fator de proteção solar.
  3. Café: o consumo exagerado do café, bem como do chá preto, pode levar a aparência dos lábios a se tornar mais escura devido aos corantes presentes nas bebidas. Para evitar esse problema, o consumo moderado é recomendado.
  4. Cosméticos: os produtos de beleza também podem causar a pigmentação labial. Utilizá-los por longos períodos de tempo pode ser prejudicial à saúde da boca. Assim, é preciso checar sempre a procedência, ingredientes e validade dos produtos utilizados nos lábios, bem como fazer uso moderado desses cosméticos.
  5. Desidratação: outro fator que prejudica a aparência dos lábios é a desidratação. Cheque seus hábitos de hidratação, talvez o escurecimento é consequência da falta de água no organismo.
  6. Razões genéticas: é possível que a causa da pigmentação labial possa ser genética. Para esse diagnóstico, no entanto, não deixe de consultar um profissional especializado.

Razões Médicas Para os Lábios Escuros

É possível que o escurecimentos dos lábios esteja relacionado com razões médicas.

Portanto, é de extrema importância que, em casos assim, um médico seja consultado, como o dermatologista, clínico geral e até mesmo seu dentista.

Assim, será possível receber orientações concretas e investigar a fundo a causa do problema, bem como procurar o tratamento mais adequado para o seu caso. Confira:

  • Quadros de anemia
  • Desequilíbrio hormonal
  • Uso de certos medicamentos
  • Queilite

Como Clarear os Lábios Escuros?

cor dos lábios certamente é algo que influencia na aparência do nosso rosto. Assim, ter lábios escurecidos pode afetar a autoestima de muitas pessoas.

O primeiro passo em busca do clareamento labial é identificar a causa do problema.

Isto porque nenhum método será suficientemente eficaz para clarear seus lábios se a verdadeira causa de seu escurecimento não for descoberta e tratada.

Entretanto, alguns métodos e procedimentos podem ser adotados para melhor a aparência. Veja quais são eles:

  1. Esfoliação: esfoliar a pele dos lábios estimulará sua regeneração. O processo constante pode trazer grande benefícios aos lábios, como seu clareamento;
  2. Hidratação: tanto como água como com óleos vegetais, manteigas naturais e bálsamos proporcionará ao lábios uma aparência mais saudável e também ajudará na renovação celular;
  3. Micropigmentação labial: trata-se de um procedimento estético realizado em clínicas que permite uma nova coloração labial, além de definir o contorno e restaurar o preenchimento dos lábios.

Agora que você já sabe as possíveis causas que levam à lábios escuros, lembre-se: consultar um profissional é sempre o primeiro passo para diagnosticar e tratar um problema.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!