Entenda a importância dos lábios para o nosso organismo
Todos os elementos bucais são importantes e representam algo para nossa saúde. Por isso, devemos sempre estar atentos a eles, sejam internos ou externos, como os lábios.
Todo mundo fica muito preocupado com os dentes, língua e gengiva, e acaba deixando de lado a região dos lábios. Entretanto, essa parte de nosso corpo também merece atenção.
Os lábios são responsáveis por diversas funções importantíssimas do nosso corpo. Eles sugam e envolvem os alimentos, além de auxiliar na fala e na deglutição.
Principais inimigos dos lábios
Diversos estudos apontam que alguns hábitos podem danificar seriamente o nosso lábio. Assim, alguns deles se destacam, sendo extremamente nocivos, como:
- Tomar sol na região labial sem utilizar nenhuma loção protetora;
- Excesso de tabagismo, que a longo prazo pode prejudicar bastante a região.
Principais problemas que afetam os lábios
Certas mudanças nos lábios como alterações de cor, tamanho e superfície ou envelhecimento podem parecer inofensivas. Porém, variações no aspecto estrutural dos lábios são o primeiro sinal de que algo está errado.
Assim, é importante que você preste atenção nela. Sobretudo, se eles apresentarem lesões ou sinais persistentes. Vamos conhecer os principais problemas enfrentados por essa estrutura:
Lábio Rachado ou fissurado
Lábios rachados podem estar relacionados ao clima seco ou até mesmo à temperaturas muito baixas. Contudo, outros diversos fatores podem ocasionar o problema, como:
- Desidratação corporal;
- Queimaduras nos lábios causadas pela exposição ao sol;
- Contato com ar seco e baixa umidade;
- O hábito de lamber os lábios excessivamente, pois este faz com que os ácidos da saliva entrem em contato com os lábios;
- O hábito de respirar pela boca;
- Ingestão deficiente de vitamina B;
- Ingestão excessiva de vitamina A;
- Alergia a alguns tipos de cosméticos e cremes dentais;
- O uso de medicamentos como a tretinoína;
- Estresse;
- Infecções como a herpes labial;
- Psoríase;
- Tratamentos de radioterapia.
Lábios secos
Desidratação, queimaduras solares, tempo frio ou clima seco podem ser a causa do aparecimento de lábios secos.
Entretanto, o ressecamento da pele pode surgir como consequência de uma reação alérgica a batons, cremes dentários, alimentos ou bebidas. Por isso, os lábios podem tornar-se duros e secos, especialmente o inferior.
Ingerir bastante água, enxaguar bem a boca depois de lavar os dentes e usar hidratantes labiais adequados pode ajudar a reverter esta situação indesejada.
Lábios inchados
O problema pode ser fruto de alguma reação alérgica que proporcione o inchaço labial. Ele pode ser causado por medicamentos, alimentos e até mesmo partículas presentes no ar.
O tratamento varia, dependendo bastante da causa do problema. Apesar disso, geralmente o procedimento é bem tranquilo, fazendo com que os lábios voltem ao normal.
Outros problemas labiais
Além das anomalia já citadas, é importante ressaltarmos algumas outras comuns no meio odontológico. Muitos pacientes aparecem no consultório alegando possuir bolhas nos lábios.
O problema é bastante comum e geralmente está associado à herpes simples.
Além disso, lábios pálidos ou descoloridos podem indicar que o paciente possui algum problema cardíaco que dificulte a circulação ou até mesmo esteja com hemorragia.
O importante é, sempre que notar alguma peculiaridade em seus lábios, procurar um profissional de confiança. É sempre bom se prevenir. Em algumas situações, pequenas lesões podem indicar até mesmo um câncer de lábio.