Kit sutura auxilia o dentista durante procedimentos cirúrgicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a importância do kit sutura para a área da odontologia

Durante alguns procedimentos odontológicos, os profissionais precisam de instrumentos para conseguir realizá-los com eficiência. O kit sutura, por exemplo, é essencial em certos tratamentos.

Além disso, o kit sutura também pode ser utilizado por estudantes de odontologia durante as aulas práticas e treinamentos. Mas, afinal, o que é esse kit?

Kit sutura é o conjunto de instrumentos odontológicos utilizados durante procedimentos odontológicos. Como o próprio nome sugere, esse kit serve para fazer suturas.

Se você ficou interessado pelo assunto então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o kit sutura de odontologia. Vamos começar?

Qual a Importância do kit sutura?

É com o uso do kit sutura odontológico, como já vimos, que o profissional consegue realizar procedimentos. Estes procedimentos são aqueles que requerem a realização de suturas.

Mas e o que são as suturas? Bom, as suturas são conhecidas como pontos cirúrgicos. Elas têm o objetivo de costurar ou ligar tecidos após um procedimento. Os tipos de suturas são:

  • Ponto simples;
  • Ponto em X;
  • Ponto em U;
  • Ponto contínuo simples; e
  • Ponto contínuo festonado.

Dessa forma, o processo de cicatrização é concluído de uma forma mais rápida e eficiente. Além disso, a sutura impede possíveis hemorragias e infecções, bem como diminui os riscos de exposição.

E não podemos esquecer que a sutura impede que a área tratada fique aberta após um procedimento cirúrgico.

Falamos dos profissionais que já atuam na área, mas os alunos também podem usar o kit sutura. Com isso, eles conseguem aprender na prática como utilizar os instrumentos do kit de forma cuidadosa e eficaz.

Por esses motivos, o kit é de extrema importância para que futuros e atuais profissionais saibam lidar com situações de aplicação de suturas.

Instrumentos do Kit Sutura

O kit é um conjunto de instrumentos. Mas, afinal, quais são esses instrumentos? Bom, no kit de sutura básico encontramos:

  • Agulha;
  • Fio: o fio de sutura é dividido em não-absorvível e absorvível;
  • Porta agulha;
  • Pinça; e
  • Tesoura.

Esses instrumentos – tirando o fio – são, em sua maioria, feitos de aço inoxidável. Além desses materiais, outros podem ser incluídos no kit, como:

  • Porta agulha;
  • Cabo de bisturi; e
  • Estojo.

Importante: as características de cada material vão mudar de acordo com as necessidades do profissional. Dessa forma, por exemplo, ele pode procurar com kits com pinças de diferentes tamanhos.

Como Montar Meu Kit?

Quando você for usa o kit, você vai perceber a importância dele. Por isso, tomar cuidados na hora de montar o kit é essencial.

Mas você pode estar se perguntando: “como montar um kit de sutura?”. Bom, a primeira informação que você deve saber é se você quer montar um kit próprio ou comprar um pronto.

Se você quiser montar um próprio, você deve ter conhecimento sobre quais instrumentos você usará durante os procedimentos. Além disso, você deve arrumar um lugar limpo e adequado para guardar os materiais.

Agora, se você for comprar um kit pronto, é bom ficar atento a alguns critérios. Dessa forma, você consegue ter confiança e segurança no produto comprado. Primeiro, você deve fazer uma pesquisa!

Nessa pesquisa, procure por informações sobre quais instrumentos vêm dentro do kit. Além disso, preste atenção nas informações de durabilidade do equipamento e sua resistência.

Importante: verifique se o produto está de acordo com as normas da ANVISA. Isso porque o seguimento das normas garante que o seu produto pode ser utilizado sem problemas à saúde.

Agora você deve estar se perguntando sobre os custos do kit. Bom, temos que avisar que a resposta varia a partir da qualidade do produto e de qual loja você vai comprar.

Na maioria dos casos, os kits ficam em torno de R$100,00. Mas você pode achar kits no mercado com um preço tanto maior como menor. A sua pesquisa e seus critérios são essenciais para a confirmação do preço.

Devo Fazer a Esterilização do Kit?

A resposta é sim! Garantir uma boa higienização dos instrumentos do seu kit é fundamental. Isso porque a esterilização impede a contaminação do material por algum microrganismo.

Dessa forma, tanto o profissional como o paciente ficam protegidos de possíveis exposições à bactérias e germes. Com isso, a manutenção da saúde é garantida.

Além disso, com a esterilização o profissional pode utilizar os materiais do kit mais de uma vez. E isso sem prejudicar a saúde de ninguém. Ainda, a esterilização permite que os materiais tenham uma longa durabilidade.

Curiosidade: o procedimento de esterilização é considerado como um processo de segurança padrão e tradicional na área da saúde.

Na maioria dos casos, a esterilização é feita com a autoclave a vapor, óxido de etileno, formaldeído e peróxido de hidrogênio. No entanto, é bom ficar atento às recomendações específicas de lavagem de cada instrumento!

Agora, e se o meu kit for descartável? Então, se o seu kit for descartável, pode ficar tranquilo. Como você não vai mais usar e sim descartar o que foi usado, não é necessário fazer o processo de esterilização.

Kit Sutura é Utilizado em Procedimentos Específicos

Como vimos durante este artigo, o kit de sutura é utilizado durante os procedimentos odontológicos que envolvem cortes ou feridas abertas. Isso porque os instrumentos fazem os pontos cirúrgicos para fechar a área.

Dessa forma, os profissionais utilizam o kit nos seguintes procedimentos:

  • Extração de dentes, incluindo a extração de siso: procedimento de remoção total de um ou de mais dentes;
  • Enxerto de gengivas: procedimento de reconstrução das gengivas. Pode ser feito para restabelecer funcionalidades da área ou por estética; e
  • Cirurgia Ortognática: processo cirúrgico que faz parte do tratamento ortodôntico. Na cirurgia, o profissional promove a otimização da posição dos ossos maxilares.

Todos esses processos odontológicos pedem pelo uso dos materiais do kit. Por isso, o profissional deve estar preparado e habilitado para utilizar o kit.

Agora que você já conhece mais sobre os usos do kit nos procedimentos cirúrgicos, que tal procurar o kit sutura mais adequado para a sua área? Dessa forma, você garante resultados positivos e evita complicações pós-cirúrgicas.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.