Cuidados com ponto no dente são essenciais após extração

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui as dúvidas mais frequentes sobre o ponto no dente

Depois de uma extração, é comum dentistas fazerem um ponto no dente. Afinal, a sutura protege o local e também ajuda na cicatrização.

Porém, o ponto no dente costuma causar muitas dúvidas aos pacientes. Isso porque há o medo de mexer e causar acidentes na área depois da cirurgia. Mas fique tranquilo! Neste artigo vamos sanar todos os questionamentos.

O ponto no dente é uma sutura feita com fios específicos para fechar uma área. Geralmente, esse recurso é usado após uma extração de dente outras cirurgias na cavidade bucal.

A extração dentária é uma cirurgia invasiva. Ela remove  totalmente um ou mais dentes até a raiz. Ela só é feita quando o dente está inteiramente comprometido e não há mais nenhum outro tratamento.

Assim, o profissional coloca os pontos nas áreas que foram cirurgicamente tratadas. Isso porque ele vai proteger e cicatrizar o local. No pós-cirúrgico o paciente precisa tomar cuidados especiais com a cicatrização.

Por isso, é preciso estar atento aos pontos das extrações e com os pontos da cirurgia do siso, seja qual for o procedimento.

Mas e para retirar pontos da extração? Bom, se o profissional usou um fio não reabsorvível na cirurgia, o paciente deve ir até o consultório para a retirada dos pontos. Isso depois de 7 dias do procedimento.

Se o profissional usou um fio reabsorvível, não é preciso ir até o consultório. Os fios se soltam sozinhos. Mas é importante ressaltar que é preciso visitar o dentista para ele checar sua recuperação.

Cuidados com o ponto no dente

Escove os dentes 30 minutos depois das refeições e antes de dormir. Mas tome cuidado! Não escove de forma brusca. Ainda, evite passar a escova no local tratado.

Uma boa dica e alterativa é utilizar enxaguantes bucais. Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas no período da recuperação. Evite também alimentos sólidos e prefira alimentos líquidos e gelados.

Como já vimos nesse artigo, os pontos no dente são colocados para a proteção e cicatrização da área afetada. Para ter certeza de que você entendeu tudo, fizemos um resumo de tudo o que vimos até agora.

Qual o período de recuperação de uma extração do dente?

Normalmente, 7 dias.

Preciso ficar de repouso por quanto tempo?

É preciso ficar de repouso absoluto nas primeiras 24 horas. Repouso parcial depois de 2 e 3 dias da cirurgia.

Os pontos caem sozinhos ou eu preciso ir até o dentista?

Se o fio usado na sutura não for reabsorvível, o paciente precisa ir até o profissional. Assim, o profissional retira no próprio consultório o ponto. Se o fio for reabsorvível, não é preciso ir imediatamente ao consultório.

No entanto, o profissional deve analisar a área tratada. Em ambos os casos, os pontos saem depois de 7 dias da cirurgia.

Preciso tomar algum cuidado com o ponto?

Tomar cuidados com os pontos após extração de dente é fundamental. Cuide da higiene oral, não cutuque a área tratada, evite alimentos duros e quentes e não fume.

Pronto! Agora você já está prepara para cuidar do ponto no dente. Mas, não esqueça: faça uma visita ao seu profissional de confiança e converse com ele. Mantenha uma saúde bucal perfeita e tenha um sorriso saudável.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!