Pó de casca de juá é produto natural contra cárie dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Pó feito a partir de casca de árvore auxilia no combate à cárie dentária

Existem diversas pesquisam que tem como objetivo encontrar alternativas para as principais substâncias usadas da higienização bucal. Desse modo, materiais impensáveis são descobertos e estudados. Quem imaginaria que a casca de uma árvore poderia ser útil contra a cárie dentária? Esse é o caso do juá.

Algumas pessoas já substituíram a utilização das pastas tradicionais pelo pó produzido a partir do juá. Porém, é preciso alertar que apenas o profissional formado em odontologia é capaz de recomendar essa mudança.

O juá, também conhecido como juazeiro, é uma árvore nativa da caatinga brasileira. Seu nome científico é Ziziphus Joazeiro.

A partir de sua casca, pode ser produzido o pó de juá. Estudos recentes revelam que essa substância conta com ação bactericida e fungicida.

Por isso, o uso de juá na odontologia vem aumentando cada vez mais, principalmente entre aqueles que procuram por alternativas naturais para manter sua higiene bucal.

Importância da Ação Bactericida do Juá

Que as bactérias são os grandes inimigos da saúde bucal, muita gente sabe.

Isso porque esses microrganismos nocivos se acumulam na cavidade oral, formando o biofilme dental sobre os dentes e colocando em risco às diversas estruturas da boca.

Desse modo, contar com um agente com ação bactericida, ou seja, que elimina as bactérias, é essencial na hora de realizar a higiene da boca.

Quando falamos do pó de juá, a principal doença bucal evitada por sua utilização é a cárie dentária. A cárie dental é o problema odontológico mais popular em diversas áreas do mundo.

Essa doença se caracteriza principalmente pela degradação do dente, causada pela ação de bactérias, que levam à formação de uma lesão estrutural e escurecida.

Quanto mais essa lesão avança, mais risco ela impõe à saúde oral do paciente. Em casos mais graves, o problema pode atingir o interior do dente e, consequentemente, provocar a perda do elemento da arcada dentária.

O principal motivador para o desenvolvimento da lesão é o acúmulo de bactérias na boca por conta de falhas na higiene oral.

Ainda, a grande ingestão de açúcar e amido, além da falta na ingestão de flúor, propiciam esse desenvolvimento.

Como se trata a cárie dentária?

O tratamento para o problema vai variar de acordo com a sua gravidade.

Em geral, o tipo de tratamento mais comum em consultórios odontológicos para eliminação da cárie consiste na remoção por meio do procedimento de obturação.

Assim, ocorre a raspagem da cárie dentária com a utilização de uma broca odontológica e anestésico. Apesar de muitas pessoas terem medo da realização desse procedimento, ele acontece de forma rápida e indolor.

Posteriormente, é comum que a cavidade aberta seja coberta por uma resina odontológica. Em seguida, acontece o lixamento da nova estrutura, para que ela se adeque ao alinhamento dentário.

Para evitar essa situação, a pessoa interessada em passar pela experiência de promover a sua saúde oral optando pela utilização de produtos naturais tem no pó produzido a partir do juá uma grande solução!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.