PACIENTES

Como tratar cárie nos dentes? Tire todas as suas dúvidas

Como tratar cárie nos dentes? Tire todas as suas dúvidas

Veja como descobrir se você tem cárie e qual o melhor tratamento

Tudo o que comemos, como cuidamos dos dentes e nosso histórico influenciam na hora do dentista analisar nossa saúde bucal. Entre os males que podem surgir na nossa boca está a cárie.

É causada pela falta de acompanhamento odontológico, pela grande ingestão de açúcar e amido (carboidratos) e pela falta de escovação e fio dental. Ela ainda está relacionada com a falta de ingestão de flúor pela água e nos produtos de higiene bucal. Mas, afinal, como tratar cárie?

A cárie é uma forma de deterioração dos dentes. Ela representa uma lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias. Elas perfuram o esmalte do dente, formam placas duras e com coloração escura. Dependendo da profundidade, causam dor e desconforto nos dentes.

Em situações mais extremas, sem o tratamento, causam o abcesso. Mas, para entender como tratar cáries, é preciso saber quais são os seus tipos.

Tipos de cáries

Antes de realizar o procedimento para tratar cáries, é importante que ambos dentista e pacientes saibam do diagnóstico correto.

A cárie pode ser diagnosticada pelas áreas de odontologia, clínicas médicas e pela gastroenterologia, e possuem três tipos principais:

  • Cárie coronária: formação mais comum de cárie, ocorre tanto em adultos como em crianças. São mais frequentes entre os dentes e nas áreas de superfície da mastigação;
  • Cárie radicular: formação mais comum em pessoas mais velhas. Quando envelhecemos, nossa gengiva se retrai e deixa exposta as raízes do dente. Como a raiz do dente perde a cobertura do esmalte, essa área se deteriora muito mais rapidamente; e
  • Cárie recorrente: formação mais frequente pelas áreas em volta de restaurações e nas partes mais expostas dos dentes (coroas).

Como sei se tenho cárie dental?

Os sintomas da cárie  dentária variam a medida do desenvolvimento dela. Cada paciente apresenta sinais diferentes, inclusive, no começo eles podem nem notar. Mas conforme o dano aumenta, o paciente pode sentir sintomas agressivos.

Dor no dente, sensibilidade dentária na hora de comer ou beber e dor ao morder são alguns sinais mais recorrentes. Porém, o paciente ainda pode apresentar colorações mais escuras e aparentes pequenos buracos nos dentes.

Para ter certeza do diagnóstico de cárie, é necessária uma avaliação do profissional da área. O dentista fará perguntas sobre os sintoma e examinará cuidadosamente a cavidade bucal.

Ele verificará atentamente, com os instrumentos específicos, se há buracos que comprovem a presença de cárie. Além disso, o dentista pode realizar um raio X.

Como tratar as cáries?

O melhor tratamento para cárie e remoção delas é a obturação. Por isso, esse tratamento pode ser feito por meio de uma anestesia ou por meio de uma broca, que raspa toda a cárie.

Essa última é a melhor forma para quem não gosta de ir ao dentista, uma vez que é um processo rápido e indolor.

O tratamento da cárie consiste na eliminação do tecido infectado.

O dente é limpo e assim, uma substância – normalmente a resina -, é colocada para cobrir o dente. Por fim, ocorre o lixamento da resina para ela se ajustar ao alinhamento do dente.

Como tratar cárie de forma econômica?

O tratamento para cárie e a obturação, variam em torno dos R$100 reais – dependendo do lugar do procedimento. Por isso, sempre fique atento para lugares econômicos e de confiança para você saber como tratar cárie.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também