Itraconazol é importante no tratamento da candidíase oral

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Medicamento é útil contra doenças causadas por fungos

São diversos os motivos que podem causar a candidíase oral. Essa doença provocada pelo acúmulo de fungos na boca, em alguns casos, pode ser solucionada pela regularização da higiene bucal. Contudo, com o avanço da doença, é preciso que o profissional da odontologia recorra à prescrição de um antifúngico. Um deles é o itraconazol.

Conheça mais sobre o uso do itraconazol na odontologia e como esse medicamento pode te ajudar no tratamento de doenças como a candidíase oral.

Itraconazol é um medicamento utilizado na odontologia para combater doenças provocadas por fungos.

Uso do itraconazol na odontologia

Esse medicamento faz parte da classe dos antifúngicos utilizados na odontologia. Ele atua matando o fungo propriamente, sendo que as lesões e outras manifestações deixadas pela doença tendem a desaparecer no decorrer de algumas semanas.

Desse modo, ele é especialmente indicado para o tratamento de candidíase oral. Na odontologia, esse medicamento também pode ser usado no tratamento da blastomicose e paracoccidioidomicose.

Essas doenças, apesar de raras, também contam com manifestações orais, como o desenvolvimento de úlceras irregulares na boca. Dessa maneira, essas úlceras tendem a causar grandes dores e incômodos para o paciente.

O que é candidíase oral?

A candidíase oral é uma infecção causada pelo acúmulo do fungo cândida, principalmente pelo Candida Albicans. Ela também pode ser conhecida como “sapinho”.

Em geral, essa doença afeta a região interna da boca e mucosa da língua. Crianças pequenas e idosos são os mais suscetíveis a desenvolverem a infecção graças a presença de baixa imunidade no corpo.

Contudo, isso não significa que a infecção não se manifesta em outras pessoas. Isso porque a sua transmissão é alta, sendo transmitida diretamente de um organismo para outro.

Além disso, entre os principais sintomas dessa doença, podemos citar:

  1. Dificuldade de engolir;
  2. Manchas brancas nos elementos da cavidade bucal;
  3. Vermelhidão;
  4. Ardência;
  5. Diferença no paladar;
  6. Pequenas rachaduras;
  7. Dor na boca;
  8. Mau hálito; e
  9. Secura na boca;

Fatores de risco da candidíase oral

Essa doença comum tem seu desenvolvimento mais propício em pessoas com baixa imunidade.

Outros possíveis facilitadores para seu desenvolvimento são: uso recorrente de corticosteroides, má higienização da dentadura, uso de antibióticos e uso de imunossupressores.

A má higiene oral também é um causador do sapinho. Assim, fique atento para cuidados com a sua saúde bucal!

Ainda, fumantes, pacientes no meio de tratamentos de quimioterapia, soropositivos, idosos, crianças e pessoas com diabetes, entram no grupo de risco.

Como tomar o itraconazol?

O antifúngico deve ser administrado por via oral, como uma cápsula de 100mg por dia.

Dessa modo, é importante que o comprimido seja tomado logo após uma refeição. Essa atitude garante que seu conteúdo terá maior absorção pelo corpo.

Evite cortar o comprimido, ingerindo ele por inteiro. Além disso, o tratamento tende a durar 15 dias.

Para quem está se perguntando o preço do itraconazol, ele tende a variar entre R$60,00 e R$110,00, dependendo do local consultado.

Contraindicações do itraconazol

Esse medicamento não é recomendado para pessoas que têm alergia a qualquer um dos seus componentes. Ainda, o uso do itraconazol não é indicado para gestantes e também para lactantes.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.