Medicamento é útil contra doenças causadas por fungos
São diversos os motivos que podem causar a candidíase oral. Essa doença provocada pelo acúmulo de fungos na boca, em alguns casos, pode ser solucionada pela regularização da higiene bucal. Contudo, com o avanço da doença, é preciso que o profissional da odontologia recorra à prescrição de um antifúngico. Um deles é o itraconazol.
Conheça mais sobre o uso do itraconazol na odontologia e como esse medicamento pode te ajudar no tratamento de doenças como a candidíase oral.
Itraconazol é um medicamento utilizado na odontologia para combater doenças provocadas por fungos.
Uso do itraconazol na odontologia
Esse medicamento faz parte da classe dos antifúngicos utilizados na odontologia. Ele atua matando o fungo propriamente, sendo que as lesões e outras manifestações deixadas pela doença tendem a desaparecer no decorrer de algumas semanas.
Desse modo, ele é especialmente indicado para o tratamento de candidíase oral. Na odontologia, esse medicamento também pode ser usado no tratamento da blastomicose e paracoccidioidomicose.
Essas doenças, apesar de raras, também contam com manifestações orais, como o desenvolvimento de úlceras irregulares na boca. Dessa maneira, essas úlceras tendem a causar grandes dores e incômodos para o paciente.
O que é candidíase oral?
A candidíase oral é uma infecção causada pelo acúmulo do fungo cândida, principalmente pelo Candida Albicans. Ela também pode ser conhecida como “sapinho”.
Em geral, essa doença afeta a região interna da boca e mucosa da língua. Crianças pequenas e idosos são os mais suscetíveis a desenvolverem a infecção graças a presença de baixa imunidade no corpo.
Contudo, isso não significa que a infecção não se manifesta em outras pessoas. Isso porque a sua transmissão é alta, sendo transmitida diretamente de um organismo para outro.
Além disso, entre os principais sintomas dessa doença, podemos citar:
- Dificuldade de engolir;
- Manchas brancas nos elementos da cavidade bucal;
- Vermelhidão;
- Ardência;
- Diferença no paladar;
- Pequenas rachaduras;
- Dor na boca;
- Mau hálito; e
- Secura na boca;
Fatores de risco da candidíase oral
Essa doença comum tem seu desenvolvimento mais propício em pessoas com baixa imunidade.
Outros possíveis facilitadores para seu desenvolvimento são: uso recorrente de corticosteroides, má higienização da dentadura, uso de antibióticos e uso de imunossupressores.
A má higiene oral também é um causador do sapinho. Assim, fique atento para cuidados com a sua saúde bucal!
Ainda, fumantes, pacientes no meio de tratamentos de quimioterapia, soropositivos, idosos, crianças e pessoas com diabetes, entram no grupo de risco.
Como tomar o itraconazol?
O antifúngico deve ser administrado por via oral, como uma cápsula de 100mg por dia.
Dessa modo, é importante que o comprimido seja tomado logo após uma refeição. Essa atitude garante que seu conteúdo terá maior absorção pelo corpo.
Evite cortar o comprimido, ingerindo ele por inteiro. Além disso, o tratamento tende a durar 15 dias.
Para quem está se perguntando o preço do itraconazol, ele tende a variar entre R$60,00 e R$110,00, dependendo do local consultado.
Contraindicações do itraconazol
Esse medicamento não é recomendado para pessoas que têm alergia a qualquer um dos seus componentes. Ainda, o uso do itraconazol não é indicado para gestantes e também para lactantes.