Interferon é conhecido pela eficácia contra a hepatite C

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Um aliado no combate à Hepatite, é conhecido por ser um dos mais efetivos nesse tratamento

São muitos os casos de paciente que chegam até o consultório do dentista fazendo uso de medicações controladas. E o interferon pode ser um desses fármacos.

Dessa forma, por mais que o dentista não seja o profissional da saúde que administra esse medicamento, é importante que todos conheçam como o interferon funciona e seu uso.

O Interferon é caracterizado por um grupo de glicoproteínas que tem uma utilização eficaz e com bons resultados, principalmente no tratamento de hepatite C.

Relação do Interferon com a Odontologia

Interferon na odontologia aparece apenas quando falamos sobre questões de biossegurança. O cirurgião-dentista não é o profissional da saúde que pode receitá-lo.

O papel do dentista para com esse medicamento é então, exatamente, ter cuidados especiais com pacientes que façam uso controlado do medicamento.

Além disso, mais do que entender as necessidades dessas pessoas que fazem uso do interferão (outra nomenclatura como é conhecido), é preciso saber sobre os cuidados dos portadores de Hepatite C.

Como essa é uma doença transmissível, é preciso tomar muito cuidado, principalmente com os instrumentos. Garantindo que estão sendo higienizados corretamente após todos os atendimentos.

São três os tipos de Interferon:

  1. Interferon Alfa
  2. O Interferon Alfa 2b ou Interferon gama
  3. Interleucina

Cada um deles é utilizado de acordo com o caso do paciente, estimulando então a produção de agentes necessários para o tratamento em questão.

O que é Hepatite C e Quais São Seus Riscos?

A hepatite C é uma doença causada por vírus que tem como principal consequência uma séria inflamação na região do fígado. Sua versão crônica pode se tornar doenças como a cirrose, insuficiência hepática e o cancro.

É comum que essa doença não apresente sinais ou sintomas de seu desenvolvimento. Dessa maneira, a doença é popularmente conhecida como “epidemia silenciosa”, podendo se manter escondida por até 20 anos.

Por isso, ela conta com propagação facilitada, sendo que a transmissão ocorre por meio do contato da pessoa com sangue ou saliva contaminados.

Os principais meios de contaminação são acidentes com material contaminado, transfusão sanguínea e o compartilhamento de drogas injetáveis.

Além disso, é possível que a transmissão da hepatite ocorra ainda durante a gestação ou após o ato sexual.

Ainda, são muitos os casos de pacientes que só descobrem que carregam a doença durante um atendimento odontológico, cujo o vírus responsável por tal patologia pode ser o C ou hepatite B.

Sintomas e Tratamentos da Hepatite C

Apesar de, em seu início, a doença ser assintomática, com o desenvolvimento de um quadro mais agressivo, alguns sintomas podem aparecer. Entre eles, podemos citar:

  • Dor abdominal;
  • Febre;
  • Náuseas e vômitos;
  • Sangramento no esôfago ou estômago;
  • Urina escura;
  • Fadiga;
  • Perda de apetite.

O tratamento mais adequado para cada situação vai variar de acordo com o julgamento do médico. É esse o profissional que poderá indicar ou não o uso do medicamento.

Contudo, em geral, o tratamento de quadros de hepatite C envolve a utilização de um combinado de medicamentos antivirais, ao longo de algumas semanas, como é o caso do Interferon alfa 2a.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!