Não restritas à boca, infecções odontogênicas podem afetar outras áreas importantes do corpo
Apesar de todas as dificuldades que aparecem durante um dia a dia no consultório odontológico, as infecções odontogênicas com certeza estão entre as mais complicadas.
Dessa forma, fazer um bom e rápido diagnóstico dessas infecções odontogênicas costuma a facilitar o processo de recuperação e tratamento como um todo.
Infecções odontogênicas derivam então de problemas que aparecem nos elementos dentários.
Com uma flora muito característica, elas podem variar seu grau de acordo com diversas questões, o que também irá afetar na maneira como serão tratadas.
O Que são Infecções Odontogênicas?
Assim como já começamos a explicar, uma infecção odontogênica tem relação com problemas nos dentes.
Dessa forma, é importante que os profissionais deem uma importância maior para esse problema devido aos altos
risco de complicações.
Além disso, possui também uma característica de rápida disseminação do processo infeccioso aos tecidos adjacentes
e também dos espaços faciais da região de cabeça e pescoço. O que é algo bem perigoso!
Por isso, o papel do paciente também é importante nesse momento. Todo o acompanhamento deve ser feito juntamente com o do cirurgião-dentista.
Ao menor sinal, procure seu dentista e informe-o exatamente sobre o que está sentindo e todos os sintomas, para que ele possa assim verificar se é de fato um caso de infecção odontogênica ou infecções não odontogênicas.
Sintomas das Infecções Odontogênicas
Um dos principais sinais que costumam aparecer nos pacientes com esse tipo de infecção é o trismo.
O trismo é uma contração dolorosa e anormal da mandíbula. Em geral, ele está relacionado aos movimentos da mandíbula, como exemplo, o que ocorre no ato de bocejar.
Outros dos sintomas mais comuns desse problema são mais básicos e facilmente identificados nos pacientes, podendo se manifestar logo no começo ou em casos mais avançados. São eles:
- Dor localizada;
- Muito inchaço na região afetada;
- Vermelhidão e perda de função como: o trismo, disfagia, dislalia e dispneia
- Em alguns casos pode ocorrer febre e também a prostração
Assim como em todos os casos, quanto antes o diagnóstico for feito, mais fácil de tratar o problema. Além disso, nesse começo, somente um exame clínico desses sintomas é necessário.
Caso a situação evolua, entram então análises de exames complementares laboratoriais e de imagem, que são as tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas e radiografias.
Causas e Tratamento das Infecções Odontogênicas
Os agentes causadores dessas infecções são os micro organismos, especialmente os que fazem parte da flora bucal normal e envolvem bactérias aeróbias e anaeróbias.
As principais causas são:
- Cárie
- Infecção Dento Alveolar;
- Doenças periodontais;
- Osteíte;
- Osteomielites;
- Pulpite;
- Infecções pós cirúrgicas.
O tratamento de infecções odontogênicas varia muito. Porém, ele consiste principalmente em um processo para remover a causa inicial do problema.
Além disso, existem casos também que apresentam melhores respostas a uma terapia antimicrobiana, sendo mais efetiva para certos pacientes.
Já outros tratamentos de infecções odontogênicas precisam de abordagens um pouco mais invasivas, que envolvem, por exemplo, a necessidade de realizar uma extração dentária ou ainda uma drenagem cirúrgica.