Índice CEO-D avalia condições da saúde bucal infantil

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra qual é o significado da sigla CEO-D e sua importância

Diversos problemas podem afetar e danificar consideravelmente os nossos dentes. Tantos os permanentes, como os dentes decíduos, são alvo dos problemas bucais. Para controlar essas alterações, foi criado o índice CEO-D.

Trata-se de um índice simples e bastante utilizado nos consultórios odontológicos do Brasil e do mundo. Ficou curioso? Então, acompanhe esse artigo que explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o índice CEO-D.

O índice CEO-D é pautado na quantidade de elementos dentários decíduos acometidos por cáries, que passaram por algum tipo de restauração ou precisaram ser extraídos.

Basicamente, ele é uma adaptação do índice CPO-D, que utiliza a mesma metodologia, mas para os dentes permanentes. Ele foi inventado em 1937, pelos cientistas Klein e Palmer.

Atualmente, eles são utilizados em todo o globo. Trata-se do ponto básico de referência para diagnósticos das condições dentais dos pacientes.

O Que Significa CEO-D?

A nomenclatura possui um significado bastante simples e fácil de entender. A letra C indica a presença de cárie dentária na cavidade oral do paciente.

Já o E significa extração dentária. É importante dizer que dentes decíduos que não estão presentes no arco, não são considerados neste item. Portanto, aquele órgão dental que caiu naturalmente não pode ser incluído nesta conta.

A letra O expressa obturações, ou para ser mais exato, restaurações. A letra O é utilizada no lugar do R meramente por uma questão de sonoridade.

Mas ficou faltando falar sobre o D. A letra significa “por dente”. Ou seja, o índice CEO-D busca mostrar a quantidade de extrações, restaurações e dentes cariados dos pacientes.

Sobre os Problemas Orais Encontrados no Índice CEO-D

Agora está na hora de falar um pouco sobre os problemas orais encontrados a partir índice CEO-D. Por isso, fizemos uma pequena listinha com cada um deles:

Cárie

A cárie é o problema bucal mais recorrente. Qualquer desequilíbrio ou descuido já aumentam suas chances de ter cárie. Ela é formada por bactérias e atinge principalmente dentes frágeis.

Por isso, a maior causa é a má higienização. Existem diversos tipos de cáries, sendo eles:

  • Cárie comum;
  • Oculta;
  • Cárie Incipiente;
  • Cárie infantil.

Extração

Curiosamente, a extração muitas vezes pode estar ligada à presença da cárie. Trata-se de uma cirurgia que resulta na remoção total de um ou mais dentes cariados ou quebrados.

O procedimento cirúrgico é indicado quando a cárie ou a quebra do dente acontece por baixo da linha óssea, inviabilizando a execução de outro tratamento.

Ainda pode ocorrer que o paciente sofra algum problema estético em seu dente, optando por extraí-lo e preencher a região com um implante ou até mesmo uma prótese.

Obturação

A obturação dental é necessária quando existe a perda de tecidos duros. Desse modo, tem como finalidade protegê-los a cada mastigada, amortecendo-os.

Esses tecidos estão presentes desde a superfície dentária até os nervos, mais abaixo.

A perda pode ocorrer de diversas maneiras. Pode ser por conta da cárie, de desgaste ou de fratura. Porém, a mais convencional e que ouvimos falar no dia a dia, é a cárie dental.

Agora você já sabe um pouquinho mais sobre o índice CEO-D e todas as questões que são avaliadas por ele. Lembre-se de escovar muito bem os seus dentes para ficar longe dos problemas orais citados.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.