Causas do inchaço após cirurgia dentária e como diminuir

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Inchaço é sintoma comum em cirurgias odontológicas

Quem já passou por procedimentos odontológicos conhece a incômoda situação do inchaço após cirurgia.

Mas será que tem algo que possamos fazer para reduzir o inchaço após cirurgia e até mesmo impedir que ele se agrave?

O inchaço após cirurgia é um dos sintomas mais comuns em tratamentos dentários. Contudo, é importante que o paciente tome alguns cuidados para evitar inchaços exagerados.

O que causa o inchaço após cirurgia?

Em geral, o desenvolvimento de um edema pós-cirúrgico está relacionado com um trauma nos tecidos envolvidos no procedimento.

Isso porque o trauma acarreta o rompimento de vasos sanguíneos. Portanto, o inchaço após cirurgia odontológica é consequência do acúmulo de líquidos vazados.

Desse modo, inicia-se um processo infeccioso que leva ao inchaço. O principais procedimentos odontológicos relacionados com o inchaço na boca são:

  • Extração de dentes – o procedimento de extração de um elemento da arcada dentária é o mais popular entre os causadores de inchaços na cavidade oral. Mais comuns ainda são os casos de inchaço ao extrair o siso. É frequente que o dente do siso seja retirado por provocar dor e incômodo ao paciente devido seu nascimento tardio. A remoção total de um dente pode ser motivada por diversos fatores. Entre eles, podemos citar necessidades ortodônticas, o avanço de doenças infecciosas na boca ou até mesmo traumas e acidentes.
  • Implante dentário – a colocação de implantes dentários também pode ser acompanhada de inchaço após cirurgia dentária. Isso porque a colocação do pino em titânio envolve uma série de traumas locais. Esse pino, por sua vez, tem como função apoiar uma prótese dentária que substitui a raiz do dente original.

Quanto tempo dura o inchaço após cirurgia?

O tempo de duração do inchaço vai variar de caso para caso, de acordo com a gravidade do procedimento realizado. Contudo, é normal que o sintoma persista por 3 ou 4 dias após a cirurgia.

Dicas para diminuir o inchaço após cirurgia

Os métodos para evitar o agravamento do inchaço oral fazem parte do pós operatório na odontologia. Essas medidas incluem:

  1. Ingestão de alimentos líquidos e frios – de início, é importante que o paciente opte pela ingestão de alimentos líquidos e frios. Isso porque a temperatura desses alimentos ajuda a diminuir o processo de inchaço. Ainda, a ingestão de alimentos sólidos poderia prejudicar a cicatrização após o procedimento.
  2. Cuidados na hora de escovar os dentes – é ideal que, nos primeiros dias, o paciente evite o contato das cerdas da escova dental com a área inchada. Contudo, isso não significa que ele não deva escovar os dentes! Manter os cuidados com a saúde bucal, mesmo no período pós-operatório, é fundamental para evitar o desenvolvimento de doenças infecciosas.
  3. Faça compressas de gelo – o procedimento mais simples e eficaz no intuito de diminuir o inchaço após cirurgia é a realização de compressas de gelo. É indicado que a aplicação das compressas dure 10 minutos e seja feita a cada 20 minutos. Além de diminuir o inchaço, o gelo também fará com que diminua a dor sentida pelo paciente no pós-operatório. O repouso também é necessário para evitar o agravamento de casos de inchaço após cirurgia dentária.
Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.