Inchaço é sintoma comum em cirurgias odontológicas
Quem já passou por procedimentos odontológicos conhece a incômoda situação do inchaço após cirurgia.
Mas será que tem algo que possamos fazer para reduzir o inchaço após cirurgia e até mesmo impedir que ele se agrave?
O inchaço após cirurgia é um dos sintomas mais comuns em tratamentos dentários. Contudo, é importante que o paciente tome alguns cuidados para evitar inchaços exagerados.
O que causa o inchaço após cirurgia?
Em geral, o desenvolvimento de um edema pós-cirúrgico está relacionado com um trauma nos tecidos envolvidos no procedimento.
Isso porque o trauma acarreta o rompimento de vasos sanguíneos. Portanto, o inchaço após cirurgia odontológica é consequência do acúmulo de líquidos vazados.
Desse modo, inicia-se um processo infeccioso que leva ao inchaço. O principais procedimentos odontológicos relacionados com o inchaço na boca são:
- Extração de dentes – o procedimento de extração de um elemento da arcada dentária é o mais popular entre os causadores de inchaços na cavidade oral. Mais comuns ainda são os casos de inchaço ao extrair o siso. É frequente que o dente do siso seja retirado por provocar dor e incômodo ao paciente devido seu nascimento tardio. A remoção total de um dente pode ser motivada por diversos fatores. Entre eles, podemos citar necessidades ortodônticas, o avanço de doenças infecciosas na boca ou até mesmo traumas e acidentes.
- Implante dentário – a colocação de implantes dentários também pode ser acompanhada de inchaço após cirurgia dentária. Isso porque a colocação do pino em titânio envolve uma série de traumas locais. Esse pino, por sua vez, tem como função apoiar uma prótese dentária que substitui a raiz do dente original.
Quanto tempo dura o inchaço após cirurgia?
O tempo de duração do inchaço vai variar de caso para caso, de acordo com a gravidade do procedimento realizado. Contudo, é normal que o sintoma persista por 3 ou 4 dias após a cirurgia.
Dicas para diminuir o inchaço após cirurgia
Os métodos para evitar o agravamento do inchaço oral fazem parte do pós operatório na odontologia. Essas medidas incluem:
- Ingestão de alimentos líquidos e frios – de início, é importante que o paciente opte pela ingestão de alimentos líquidos e frios. Isso porque a temperatura desses alimentos ajuda a diminuir o processo de inchaço. Ainda, a ingestão de alimentos sólidos poderia prejudicar a cicatrização após o procedimento.
- Cuidados na hora de escovar os dentes – é ideal que, nos primeiros dias, o paciente evite o contato das cerdas da escova dental com a área inchada. Contudo, isso não significa que ele não deva escovar os dentes! Manter os cuidados com a saúde bucal, mesmo no período pós-operatório, é fundamental para evitar o desenvolvimento de doenças infecciosas.
- Faça compressas de gelo – o procedimento mais simples e eficaz no intuito de diminuir o inchaço após cirurgia é a realização de compressas de gelo. É indicado que a aplicação das compressas dure 10 minutos e seja feita a cada 20 minutos. Além de diminuir o inchaço, o gelo também fará com que diminua a dor sentida pelo paciente no pós-operatório. O repouso também é necessário para evitar o agravamento de casos de inchaço após cirurgia dentária.