Humaniza SUS: o que é e qual a relação com a odontologia?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A principal intenção desta política é fazer os procedimentos serem mais humanizados

Dentro da odontologia, existe uma grande quantidade de tratamentos oferecidos por dentistas. É de grande necessidade oferecê-los da maneira mais confortável. Por isso, foi criado o Humaniza SUS.

Se você não sabe o que é o Humaniza SUS e deseja entender qual é a importância e a ligação deste tema com a odontologia, confira em nosso artigo.

Humaniza SUS é uma política nacional que tem como finalidade incentivar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores da rede pública e pacientes.

Assim, uma das intenções desta política é fazer com que os tratamentos e os procedimentos oferecidos por profissionais da saúde sejam mais humanizados, evitando dor ou incômodos aos pacientes.

O que é o Humaniza SUS e seus objetivos?

O primeiro ponto que queremos abordar é sobre o que é o Humaniza SUS e seus objetivos.

Também conhecida como Política Nacional de Humanização (PNH), esta prática exite desde o ano de 2003, a fim de firmar os princípios do SUS.

As práticas que recebem essa influencia dos conceitos do Sistema Único de Saúde são a atenção e a gestão.

Agindo dessa maneira, a intenção é melhorar a saúde pública brasileira e as trocas entre gestores, trabalhadores e pacientes.

Ao todo, são três principais objetivos:

  1. Aumentar as ofertas da PNH para gestores e para conselhos de saúde, dando prioridade para a atenção básica fundamental hospitalar, principalmente em hospitais de urgência e universitários;
  2. Incentivar a valorização dos trabalhadores do SUS na agenda de gestores, de conselhos de saúde e de organizações da sociedade civil;
  3. Divulgar a Política Nacional de Humanização e aumentar os processos de formação e produção do conhecimento através de movimentos sociais e instituições.

Qual a forma de agir para alcançar os objetivos?

De tal maneira, é possível analisarmos que, para alcançar os objetivos, as ações são feitas das seguintes formas:

  • Contagiar trabalhadores, gestores e pessoas que usam o SUS com os princípios e diretrizes de humanização;
  • Fortalecer iniciativas de humanização que já existem, promovendo o tratamento humanizado;
  • Aprimorar tecnologias de relacionamento e de compartilhamento de práticas de gestão e atenção;
  • Melhorar, oferecer e compartilhar estratégias e metodologias de apoio para mudanças sustentáveis dos modelos atuais de atenção e gestão;
  • Executar processos que dizem respeito ao acompanhamento e à avaliação dos profissionais, salientando conhecimentos gerados no SUS e em experiências coletivas que deram certo.

Porém, o que rege a Política Nacional de Humanização são as orientações clínicas, éticas e políticas. Dessa maneira, são definidos os métodos de trabalho a serem seguidos.

Quais são os resultados almejados pela PNH?

Por outro lado, os resultados almejados são:

  • Reduzir filas e tempo de espera, ampliando o acesso;
  • Realizar um atendimento mais acolhedor e que resolve os problemas, tendo critérios de risco como base;
  • Implementar um modelo de atenção com responsabilização e vínculo para os pacientes;
  • Garantir os direitos dos pacientes;
  • Valorizar o trabalho na área da saúde;
  • Possuir uma gestão participativa nos serviços.

Então, a finalidade é melhorar o atendimento prestado aos pacientes, oferecendo tratamentos melhores e com menor presença de dores e desconfortos.

Qual a importância do Humaniza SUS?

Agora, entender qual a importância do Humaniza SUS não é algo complicado, já que sabemos todos os objetivos e princípios desta política.

Afinal, as diretrizes do Humaniza SUS apontam para a prestação de um melhor atendimento para pacientes que fazem uso dos sistemas públicos de saúde,

E a Rede Humaniza SUS?

É chamado de Rede Humaniza SUS o conjunto de pessoas que são interessadas e/ou estão envolvidas nos processos de humanização da gestão e de cuidados no SUS. Isso ajuda a criar um grupo que colabora com:

  • Encontro;
  • Troca;
  • Afetação recíproca;
  • Afeto;
  • Conhecimento;
  • Aprendizado;
  • Livre expressão;
  • Escuta de maneira sensível;
  • Polifonia;
  • Composição;
  • Acolhimento;
  • Múltiplas visões;
  • Conversa;
  • Participação de todos.

Como esta política se relaciona com a odontologia?

O principal ponto positivo que é resultado direto da odontologia humanizada é fazer as pessoas pararem se sentir medo quando vão ao dentista.

Isso também pode funcionar como uma forma de atrair pacientes para o consultório, pois o profissional passa a trabalhar mais com algumas circunstâncias:

  1. Inclusão de pacientes;
  2. Respeito com os pacientes;
  3. Democratização nas relações de trabalho.

Dessa forma, serviço atende não apenas o problema odontológico apresentado pelo paciente, mas também traz alívio e trata-o como deve, como humano, criando uma relação de vínculo entre o profissional e o paciente, melhorando o atendimento prestado.

Se você se interessa por essa abordagem e deseja trabalhar no seguimento, por se tratar do Sistema Único de Saúde, é necessário esperar pela abertura de concurso público para dentista.

Portanto, caso queira trabalhar como dentista que faz parte da Humanização SUS, não deixe de acompanhar as instituições tribunais, órgãos hospitalares e forças armadas, que são os principais responsáveis por esses concursos.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!