Hipertrofia gengival causa prejuízos à saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui as melhores formas de tratamento para a hipertrofia gengival

A gengiva protege, nutre e sustenta toda a estrutura dentária. Além da parte funcional, também é essencial para a estética do sorriso. Por isso, qualquer alteração no tecido é preciso ser observada, como a hipertrofia gengival.

Assim que notar os sintomas da hipertrofia gengival, é ideal procurar pelo cirurgião-dentista. Assim, o profissional diagnostica a alteração e começa o tratamento o quanto antes.

Hipertrofia gengival é o aumento e inflamação significativos do tecido gengival mole. Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre essa alteração bucal. Vamos começar?

Conhecendo mais sobre a hipertrofia gengival

O aumento gengival pode ser apresentado em duas formas. Elas são:

  • Gengivite hipertrófica pomada: caracterizada pelo inchaço, mudança de cor e sangramento; e
  • Gengivite hipertrófica fibrosa: não há inchaço, mudança de cor ou sangramento. No entanto, há proliferação do tecido gengival.

Além disso, é preciso ficar atento para o grau do crescimento gengival. Mas como é possível checar isso? A resposta é simples: pela quantidade da coroa do dente que fica coberta pela gengiva.

Desse modo, casos nos quais a gengiva cobre 1/3 da coroa do dente são considerados leves. Casos moderados são aqueles em que há um pouco mais de 1/3 da coroa coberta.

Enquanto isso, casos nos quais a gengiva cobre 2/3 da coroa são considerados graves.

Sintomas mais frequentes

Na maioria dos casos, os pacientes manifestam os seguintes sintomas:

  • Dor;
  • Sensibilidade;
  • Sangramento da gengiva;
  • Acúmulo da placa bacteriana; e
  • Vermelhidão.

Em casos mais graves, os pacientes podem apresentar dificuldade na função mastigatória e fonética. Além disso, alguns quadros clínicos manifestam a erupção de dentes.

O que causa a alteração bucal?

Uma das causas da hipertrofia gengival é a gengivite. Ela é uma inflamação da gengiva consequência do acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que causa sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e sangramento.

No entanto, a alteração também pode ser causada pelo uso de medicamentos.

Como é realizado o tratamento?

É a partir do diagnóstico correto que o profissional define o melhor tratamento. Isso porque cada quadro clínico pede por um tratamento diferente. Mas como o diagnóstico é feito?

Bom, os exames clínicos e complementares são realizados de forma padronizada para o diagnóstico correto.

Agora, entre as opções de tratamento estão a gengivoplastia e a gengivectomia, que são cirurgias específicas para a redução de gengiva. A cirurgia de gengivectomia está diretamente relacionada aos casos de hiperplasia, uma vez que consiste na retirada de parte dos tecidos gengivais.

Já a cirurgia de gengivoplastia possui fins estéticos, visando melhorar o contorno dos dentes feito pela gengiva. Em casos da alteração causada por causa de medicamentos, o tratamento com os remédios deve ser interrompido.

Mas fique atento: a prevenção é o melhor caminho para evitar a alteração na gengiva. Por isso, cuide da higiene bucal. Para isso, escove os dentes, passe o fio dental e use o enxaguante bucal.

Além disso, marque consultas odontológicas regulares – de preferência de 6 em 6 meses. Assim, você evita a hipertrofia gengival e garante um sorriso saudável e bonito.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.