PACIENTES

Hipercementose prejudica a raiz de um ou mais dentes

Hipercementose prejudica a raiz de um ou mais dentes

Dificuldade para movimentar ou extrair os dentes? Pode ser um caso de hipercementose!

A boca é composta de diversas estruturas que fazem todo o conjunto funcionar. Do menor ao maior tecido, a boca se constrói para dar firmeza aos dentes, mobilidade à língua e possibilitar a fala. Por isso, até mesmo problemas pequenos, como a hipercementose, podem causar grandes transtornos.

Por isso, aprenda a identificar os sinais da hipercementose e entenda como ela afeta sua saúde bucal.

A hipercementose é o acúmulo de cemento na raiz do dente, o que aumenta o volume da raiz e deixa mais difícil movê-la. Esse acúmulo não é considerado uma neoplasia, nem mesmo um problema grave, mas exige cuidados do dentista na hora de realizar certos procedimentos, como a extração do dente ou a movimentação do mesmo.

O que é cemento dentário?

O cemento é um tecido biológico, normalmente muito fino, que reveste a raiz do dente. Cada raiz é coberta pelo seu próprio cemento, sendo assim, a hipercementose pode acontecer na raiz de apenas um dente.

Quais são as causas da hipercementose?

Existem algumas causas para o excesso de cemento nas raízes. As mais comuns são:

  • Trauma oclusal anormal;
  • Inflamações bucais (especificamente ao redor da raiz afetada);
  • Dentes sem antagonistas (também conhecido como dente oposto);
  • Doença de Paget;
  • Acromegalia e gigantismo pituitário;
  • Artrite;
  • Calcinose.

E como afeta nossa saúde bucal?

A verdade é que a hipercementose não é um problema grave. Na realidade, você pode viver anos sem identificá-la ou ter riscos com isso.

No entanto, se você for realizar alguns tratamentos odontológicos, esse excesso de cemento sobre a raiz dentária pode se tornar uma adversidade.

Algumas situações em que o excesso de cemento pode ser um problema:

Extração dentária

A dificuldade de arrancar um dente com hipercementose é o que torna a doença uma questão. O cemento deixa a raiz mais densa, o que torna a extração mais difícil.

Se o dentista fizer todos os exames pré-operatórios, como o raio x, ele já saberá dessa dificuldade. Por isso esses exames precisam ser realizados!

E não se preocupe: é possível fazer a extração dentária apesar da complicação. O seu dentista irá realizar a extração com cuidado especial!

Movimentação dos dentes

Você tem dentes tortos? Então seu dentista recomendará o uso de algum aparelho ortodôntico. No entanto, durante o tratamento, você pode encontrar alguns dentes mais resistentes que outros a se mover.

O problema, em alguns casos, pode ser a hipercementose. Ainda assim, o tratamento pode ser realizado sem grandes complicações com alguns recursos aplicados pelo ortodontista!

Como evitar esse problema?

Não há como, de fato, impedir o excesso de cemento nas raízes. No entanto, você pode evitar ter problemas com a hipercementose se realizar exames de raio x frequentes. É recomendado que você faça esse exame como rotina uma vez ao ano e vá ao dentista, pelo menos, duas vezes no ano.

Agora que você sabe o que é hipercementose e seus impactos, fique atento! Exija que seu dentista realize os exames pré-operatórios antes de qualquer procedimento invasivo ou de um tratamento de grande movimentação.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também