Hipercementose prejudica a raiz de um ou mais dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Dificuldade para movimentar ou extrair os dentes? Pode ser um caso de hipercementose!

A boca é composta de diversas estruturas que fazem todo o conjunto funcionar. Do menor ao maior tecido, a boca se constrói para dar firmeza aos dentes, mobilidade à língua e possibilitar a fala. Por isso, até mesmo problemas pequenos, como a hipercementose, podem causar grandes transtornos.

Por isso, aprenda a identificar os sinais da hipercementose e entenda como ela afeta sua saúde bucal.

A hipercementose é o acúmulo de cemento na raiz do dente, o que aumenta o volume da raiz e deixa mais difícil movê-la. Esse acúmulo não é considerado uma neoplasia, nem mesmo um problema grave, mas exige cuidados do dentista na hora de realizar certos procedimentos, como a extração do dente ou a movimentação do mesmo.

O que é cemento dentário?

O cemento é um tecido biológico, normalmente muito fino, que reveste a raiz do dente. Cada raiz é coberta pelo seu próprio cemento, sendo assim, a hipercementose pode acontecer na raiz de apenas um dente.

Quais são as causas da hipercementose?

Existem algumas causas para o excesso de cemento nas raízes. As mais comuns são:

  • Trauma oclusal anormal;
  • Inflamações bucais (especificamente ao redor da raiz afetada);
  • Dentes sem antagonistas (também conhecido como dente oposto);
  • Doença de Paget;
  • Acromegalia e gigantismo pituitário;
  • Artrite;
  • Calcinose.

E como afeta nossa saúde bucal?

A verdade é que a hipercementose não é um problema grave. Na realidade, você pode viver anos sem identificá-la ou ter riscos com isso.

No entanto, se você for realizar alguns tratamentos odontológicos, esse excesso de cemento sobre a raiz dentária pode se tornar uma adversidade.

Algumas situações em que o excesso de cemento pode ser um problema:

Extração dentária

A dificuldade de arrancar um dente com hipercementose é o que torna a doença uma questão. O cemento deixa a raiz mais densa, o que torna a extração mais difícil.

Se o dentista fizer todos os exames pré-operatórios, como o raio x, ele já saberá dessa dificuldade. Por isso esses exames precisam ser realizados!

E não se preocupe: é possível fazer a extração dentária apesar da complicação. O seu dentista irá realizar a extração com cuidado especial!

Movimentação dos dentes

Você tem dentes tortos? Então seu dentista recomendará o uso de algum aparelho ortodôntico. No entanto, durante o tratamento, você pode encontrar alguns dentes mais resistentes que outros a se mover.

O problema, em alguns casos, pode ser a hipercementose. Ainda assim, o tratamento pode ser realizado sem grandes complicações com alguns recursos aplicados pelo ortodontista!

Como evitar esse problema?

Não há como, de fato, impedir o excesso de cemento nas raízes. No entanto, você pode evitar ter problemas com a hipercementose se realizar exames de raio x frequentes. É recomendado que você faça esse exame como rotina uma vez ao ano e vá ao dentista, pelo menos, duas vezes no ano.

Agora que você sabe o que é hipercementose e seus impactos, fique atento! Exija que seu dentista realize os exames pré-operatórios antes de qualquer procedimento invasivo ou de um tratamento de grande movimentação.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.