Hidróxido de cálcio na odontologia: entenda suas aplicações

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda seus benefícios e como o produto deve ser manuseado

Você sabia que o hidróxido de cálcio é um elemento amplamente utilizado na odontologia? Ele pode ter mais de uma função, e sua manipulação e método de aplicação vão depender da finalidade para que está sendo utilizado.

Também conhecido como cal apagada, cal hidratada ou ainda, cal extinta, o hidróxido de cálcio é uma base inorgânica de fórmula química Ca(OH)2, formada pela junção do cátion Ca2+ e dois ânions OH-.

Na odontologia, o hidróxido de cálcio é utilizado principalmente como cimento para a proteção do complexo dentino-pulpar e como medicamento temporário para usado para desinfetar canais radiculares.

Cimento de Hidróxido de Cálcio

O cimento de hidróxido de cálcio é um cimento forrador muito utilizado no dia a dia em consultórios odontológicos. Ele tem como função principal a proteção do complexo dentina-polpa.

Este cimento possui baixos valores de propriedades mecânicas como elasticidade, resistência à compressão e tração. O que restringe seu uso basicamente a forramentos cavitários em áreas que não suportem força oclusais excessivas.

O cimento de hidróxido de cálcio é fornecido comercialmente em um sistema de duas pastas de cores diferentes, a pasta base e a pasta catalisadora. Sendo suas composições, respectivamente:

Pasta Base

  • Tungstato de cálcio;
  • Fosfato de cálcio tribásico;
  • Óxido de zinco em salicilato de glicol.

Pasta Catalisadora

  • Hidróxido de cálcio;
  • Óxido de zinco;
  • Estearato de zinco em sulfonamida de etileno tolueno.

Ambas devem ser dispensadas em quantidades iguais sobre uma placa de vidro ou bloco de papel impermeável descartável.

Para a manipulação e mistura, utiliza-se uma espátula metálica número 72 ou similar.

Como o material tem presa rápida, a mistura deve ser rápida e eficiente para alcançar uma cor uniforme e uma viscosidade adequada para a aplicação.

Desse modo, sua utilização é indicada para:

  • Capeamento pulpar direto e indireto;
  • Pulpotomias;
  • Forramento cavitário de cavidade profundas;
  • Cimentação provisória.

Além disso, é interessante falarmos um pouco sobre as propriedades que levam o produto a ser escolhido para a realização desses procedimentos:

  1. Efeito mineralizador;
  2. Tempo de presa curto;
  3. Atividade antimicrobiana;
  4. Baixa condutibilidade térmica;
  5. Radiopacidade.

Hidróxido de Cálcio em Canais Radiculares

O hidróxido de cálcio na odontologia também é utilizado para desinfetar os canais radiculares durante alguns procedimentos específicos.

O produto possui um fortíssimo poder anti-bacteriano. Desse modo, ele propicia que os canais radiculares adquiram um pH superior a 11 – impedindo que qualquer microrganismo sobreviva naquela região.

Além disso, o hidróxido também absorve a maioria do CO2 presente na região. Inibindo, portanto, o desenvolvimento bacteriano.

É possível dizer que a substância consegue inibir a proliferação bacteriana em nossa cavidade bucal sem ao menos realizar contato direto com as bactérias.

A melhor técnica para a utilização de hidróxido de cálcio é colocar e condensar a pasta nos canais. Historicamente, isto tem sido feito com as mesmas limas de instrumentação ou transportadores de pasta com motor.

Dessa forma, pode ser difícil de executar o procedimento, especialmente quando se trabalha com canais muito estreitos ou curvos.

principais utilizações do hidróxido de cálcio na odontologia e quais os seus benefícios para nossa saúde!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.