Entenda seus benefícios e como o produto deve ser manuseado
Você sabia que o hidróxido de cálcio é um elemento amplamente utilizado na odontologia? Ele pode ter mais de uma função, e sua manipulação e método de aplicação vão depender da finalidade para que está sendo utilizado.
Também conhecido como cal apagada, cal hidratada ou ainda, cal extinta, o hidróxido de cálcio é uma base inorgânica de fórmula química Ca(OH)2, formada pela junção do cátion Ca2+ e dois ânions OH-.
Na odontologia, o hidróxido de cálcio é utilizado principalmente como cimento para a proteção do complexo dentino-pulpar e como medicamento temporário para usado para desinfetar canais radiculares.
Cimento de Hidróxido de Cálcio
O cimento de hidróxido de cálcio é um cimento forrador muito utilizado no dia a dia em consultórios odontológicos. Ele tem como função principal a proteção do complexo dentina-polpa.
Este cimento possui baixos valores de propriedades mecânicas como elasticidade, resistência à compressão e tração. O que restringe seu uso basicamente a forramentos cavitários em áreas que não suportem força oclusais excessivas.
O cimento de hidróxido de cálcio é fornecido comercialmente em um sistema de duas pastas de cores diferentes, a pasta base e a pasta catalisadora. Sendo suas composições, respectivamente:
Pasta Base
- Tungstato de cálcio;
- Fosfato de cálcio tribásico;
- Óxido de zinco em salicilato de glicol.
Pasta Catalisadora
- Hidróxido de cálcio;
- Óxido de zinco;
- Estearato de zinco em sulfonamida de etileno tolueno.
Ambas devem ser dispensadas em quantidades iguais sobre uma placa de vidro ou bloco de papel impermeável descartável.
Para a manipulação e mistura, utiliza-se uma espátula metálica número 72 ou similar.
Como o material tem presa rápida, a mistura deve ser rápida e eficiente para alcançar uma cor uniforme e uma viscosidade adequada para a aplicação.
Desse modo, sua utilização é indicada para:
- Capeamento pulpar direto e indireto;
- Pulpotomias;
- Forramento cavitário de cavidade profundas;
- Cimentação provisória.
Além disso, é interessante falarmos um pouco sobre as propriedades que levam o produto a ser escolhido para a realização desses procedimentos:
- Efeito mineralizador;
- Tempo de presa curto;
- Atividade antimicrobiana;
- Baixa condutibilidade térmica;
- Radiopacidade.
Hidróxido de Cálcio em Canais Radiculares
O hidróxido de cálcio na odontologia também é utilizado para desinfetar os canais radiculares durante alguns procedimentos específicos.
O produto possui um fortíssimo poder anti-bacteriano. Desse modo, ele propicia que os canais radiculares adquiram um pH superior a 11 – impedindo que qualquer microrganismo sobreviva naquela região.
Além disso, o hidróxido também absorve a maioria do CO2 presente na região. Inibindo, portanto, o desenvolvimento bacteriano.
É possível dizer que a substância consegue inibir a proliferação bacteriana em nossa cavidade bucal sem ao menos realizar contato direto com as bactérias.
A melhor técnica para a utilização de hidróxido de cálcio é colocar e condensar a pasta nos canais. Historicamente, isto tem sido feito com as mesmas limas de instrumentação ou transportadores de pasta com motor.
Dessa forma, pode ser difícil de executar o procedimento, especialmente quando se trabalha com canais muito estreitos ou curvos.
principais utilizações do hidróxido de cálcio na odontologia e quais os seus benefícios para nossa saúde!