Helicobacter pylori causa gastrite e pode ser transmitida oralmente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Bactéria provoca desenvolvimento de gastrite e úlceras no estômago

Muita gente não sabe, mas a bactéria Helicobacter Pylori é responsável por uma das doenças mais comuns em todo o globo terrestre. Será que você sabe qual é?

Neste artigo vamos saber mais sobre a Helicobacter Pylori. E antes de começar, já podemos adiantar que ela prejudica o estômago e pode estar relacionado a nossa saúde bucal!

Helicobacter Pylori é uma bactéria gram-negativa que costuma se alojar e desenvolver no estômago humano. Esse microrganismo é um dos poucos que consegue se instalar nessa região difícil por conta de sua acidez.

Isso acontece porque essa região é capaz de secretar a urease – transformando a ureia do ácido gástrico em amônia. Dessa maneira, o pH presente ao redor da bactéria é elevado.

Além disso, a bactéria tem o formato ideal para entrar na camada de muco responsável por proteger o epitélio gástrico.

Riscos do Helicobacter Pylori

Essa bactéria é conhecida por ser um dos principais agentes causadores de gastrite crônica nos seres humanos. A gastrite, por sua vez, é uma inflamação que atinge os tecidos responsáveis por revestir o estômago.

Desse modo, ela pode apresentar sintomas ou ser assintomática. Quando há sintomas, geralmente consistem em:

  • Dor de barriga;
  • Falta de apetite;
  • Sensação de queimação no estômago;
  • Enjoo;
  • Perda de peso.

A gastrite ocasionada por essa bactéria é uma das infecções mais comuns em todo o mundo! Contudo, sua proliferação é maior em locais com más condições de sanitárias.

Existem outras doenças que também podem estar relacionadas com a existência desse microrganismo.

Alguns exemplos são as úlceras pépticas, ou seja, lesões que afetam os tecidos que revestem o estômago. Ainda, o mircrorganismo pode estar relacionado com o perigoso desenvolvimento do câncer do estômago.

Helicobacter Pylori e Odontologia

Mas, afinal, como essa bactéria poderia estar relacionada à Odontologia?

Engana-se quem acredita que o microrganismo é exclusivo das camadas estomacais.

Isso porque é possível encontrar Helicobacter Pylori na placa dental e, até mesmo, Helicobacter Pylori na saliva. Isso significa que a cavidade oral é um potencial local para transmissão dessa bactéria.

Entre os possíveis tipos de transmissão do microrganismo, podemos citar o oral-oral, gastro-oral ou fecal-oral.

Tratamento e Diagnóstico da Helicobacter pylori

A análise histológica a partir de amostras do biofilme dental ou da saliva, do suco gástrico ou das fezes pode ser útil para a confirmação da presença da bactérias nociva no organismo.

Além disso, a realização de alguns outros exames mais invasivos pode ser recomendada.

A análise histológica de biópsias obtidas a partir de exames endoscópicos é um exemplo.

O corpo humano não é capaz de eliminar o microrganismo por conta própria. Desse modo, é comum que, o paciente que conte com a bactéria em seu organismo, conviva com ela durante toda a sua vida.

Contudo, uma opção de tratamento é a realização de terapia antimicrobiana. Ela visa provocar a cicatrização da úlcera e diminuir os riscos de desenvolvimento de um câncer no estômago.

Mesmo nos casos em que a presença do Helicobacter Pylori no estômago não desencadeie sintomas, é importante tratar a situação de maneira adequada. Caso contrário, a inflamação pode aumentar cada dia mais.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.