Confira tudo sobre os procedimentos que mudam radicalmente o rosto
Talvez você não goste muito da sua mandíbula. Ou do queixo. Ou o osso da bochecha. Você quer mudar, mas não quer fazer cirurgias? Então temos uma boa notícia para você: os tratamentos de harmonização facial.
Esse novo procedimento estético está se tornando cada vez mais popular, e muitos famosos está fazendo a harmonização facial.
A harmonização facial (ou orofacial) é um conjunto de procedimentos feitos sem intervenção cirúrgica. O objetivo está no próprio nome: obter uma harmonia na face. É possível mudar o formato do rosto, do queixo, do nariz e da bochecha, entre outros processos.
O que pode ser modificado?
A harmonização da face não mexe com os ossos ou a estrutura do crânio. As mudanças são feitas para que o rosto aparente um formato ou volume diferente em diversas regiões.
Algumas das regiões mais famosas são:
- Lábios: é possível preencher ou dar contorno aos lábios;
- Nariz: é possível disfarçar os ossos elevados e dar uma aparência mais fina ao nariz;
- Bochecha: sabe o “osso do blush”? Ele pode ser destacado!
- Sobrancelhas: é possível arquear as sobrancelhas;
- Sorriso: o tratamento aqui é feito nas gengivas, quando são muito aparentes, ou nas linhas do sorriso;
- Mandíbula: é possível dar um novo contorno ao resto.
Outros pontos como linhas de expressão e rugas também são corrigidas pela harmonização facial. Os dentistas consideram as alterações nos dentes, realizados pela ortodontia, parte do processo de harmonização.
É importante dizer que todas as mudanças citadas não são definitivas. O processo precisa ser refeito depois de um tempo.
Como é feita a harmonização facial?
O primeiro passo é fazer uma grande análise do rosto do paciente. É a partir daí que o profissional pode dizer o que deve ou não ser feito, seguindo também os desejos do paciente.
As substâncias que podem ser usadas são: toxina botulínica (o Botox) e ácido hialurônico (o “preenchimento facial”). Esses dois materiais dão forma e volume.
Essa aplicação é feita com agulhas e, depois de um tempo, o corpo os absorve e é necessário reaplicar. A média de duração da harmonização do rosto é de 6 meses até 1 ano, dependendo do material e da área.
Quais profissionais podem realizar esses procedimentos?
Todos os procedimentos citados podem ser realizados pelos cirurgiões-dentistas. Como um dos pontos principais para a harmonização do rosto é o sorriso, eles são os profissionais mais habilitados.
No entanto, alguns dos procedimentos que fazem parte da harmonização facial podem ser feitos por outros profissionais, como dermatologistas.
Quais os riscos da harmonização facial?
Apesar de não ser uma intervenção cirúrgica, os procedimentos também oferecem riscos. O uso inadequado das substâncias pode causar danos temporários e até alguns irreversíveis.
Um exemplo de dano irreversível são as lesões neurais. Elas ocorrem quando a aplicação é feita de forma incorreta. Já um dano temporário é a assimetria facial.
Por isso, busque sempre profissionais especializados. Cheque os trabalhos que já foram feitos por ele e converse com outros pacientes.
Considere a harmonização facial um processo que envolve estética e saúde. Não tome decisões impulsivas!