Qual a relação entre a gripe H1N1 e a odontologia?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saibas os cuidados que os profissionais da odontologia devem tomar perante essa perigosa doença

No ano de 2017  foram registrados mais de 390 casos e 66 óbitos causados pela gripe H1N1 em nosso país.

Isso mesmo, com a gripe H1N1 não se brinca! Então, amigos, é bom ficar bem atento a todas as informações que passaremos nesse artigo.

A gripe H1N1 é uma doença causada pela mutação do vírus original da gripe. Conhecida popularmente como gripe suína, a H1N1 é um subtipo da influenza A, que ficou bastante famosa no Brasil por causar surtos em 2009 e 2010.

A transmissão e os sintomas da doença se dão de forma extremamente semelhante aos da gripe tradicional. Porém,  principal diferença é que a gripe H1N1 pode levar a pessoa infectada à complicações seríssimas, inclusive a morte.

Gripe H1N1 e Odontologia

Como os dentistas mantêm contato direto com dezenas de pacientes por dia, acabam se tornando um rico meio de propagação da doença. Por isso, a gripe H1N1 e a odontologia estão conectadas.

Lembre-se, a H1N1 é transmitida, na maioria da vezes, através de tosses, espirros e secreções respiratórias.

O profissional também pode se contaminar ao tocar algum objeto da pessoa infectada e, em seguida, colocar a mão no nariz ou na boca. As mãos são o principal meio de transmissão.

Por isso, é recomendado que o dentista higienize suas mãos sempre que observar alguma sujeira visível ou apertar a mão de um paciente, por exemplo. O ideal é utilizar um sabonete antibacteriano ou álcool em gel.

Abrir as janelas do consultório para que haja uma troca de ar entre os ambientes também é uma boa. Isso é fundamental tanto para a saúde do odontólogo quanto da equipe de auxiliares e dos pacientes.

Sempre que houver suspeitas de pacientes contaminados com H1N1, o recomendado é não realizar o atendimento e procurar ajuda médica.

Não é orientado que o odontologista realize a automedicação caso suspeite estar contaminado. Isso pode mascarar o problema, além de facilitar o surgimento de organismos virais mais resistentes.

Quais são os sintomas da H1N1?

Os sinais e sintomas da H1N1 são bastante parecidos com os da gripe comum, mas podem ser um pouco mais graves e costumam incluir algumas complicações também. Observe alguns deles:

  • Febre alta
  • Tosse
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares
  • Falta de ar
  • Espirros
  • Dor na garganta
  • Fraqueza
  • Coriza
  • Congestão nasal
  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia.

H1N1 tem cura?

O prognóstico geralmente é bom, mas quando a gripe suína se encontra em um estágio avançado pode causar até mesmo a morte do infectado.

Contudo, existe um tratamento específico que pode proporcionar uma completa resolução do quadro. Ele é feito com o uso de um antiviral à base de fosfato de Oseltamivir, chamado Tamiflu.

Como em toda gripe, os tratamentos são sintomáticos, com antitérmicos, analgésicos, expectorantes, que controlam os sintomas da doença, como febre e dores.

Os antivirais só devem ser utilizados sob prescrição médica, para caso específicos.

Além disso, é indicado que o paciente permaneça em repouso, consuma bastante líquido e mantenha uma dieta equilibrada.

Agora você já conhece um pouco mais sobre a gripe H1N1 e a sua relação com a odontologia. Portanto trate de ficar esperto, e ao perceber qualquer sintoma consulte um médico especializado.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.