Granuloma Piogênico: causas e tratamentos do tumor

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O granuloma piogênico é um tipo de tumor bucal

Realizar uma boa higiene oral é essencial para a manter a saúde bucal. Quando os cuidados são deixados de lado, podem aparecer uma série de problemas, como cáries, gengivite e o granuloma piogênico.

Se agravados, algumas dessas patologias só conseguem ser solucionados de forma cirúrgica. O granuloma piogênico é um deles.

Granuloma piogênico é uma lesão tumoral avermelhada. Quando aparece na boca, na maioria das vezes em mulheres grávidas, recebe o nome de granuloma gravídico.

O granuloma piogênico também recebe o nome de hemangioma eruptivo ou carne esponjosa.

Em geral, o tumor oral aparece na gengiva, podendo ser visto também na língua ou em outras partes da boca, como os lábios e o interior das bochechas.

Causas do granuloma piogênico

Comumente, o granuloma piogênico oral se dá graças à irritações e infecções que acometem a saúde bucal. Essas infecções, por sua vez, se desenvolvem por causa da falta de cuidados com a higiene oral

Ainda, o problema pode ser ocasionado devido a distúrbios hormonais, como no caso das mulheres grávidas.

O crescimento do granuloma, nessas situações, está diretamente relacionado com o aumento nas taxas de estrogênio e progesterona.

A carne esponjosa se desenvolve majoritariamente durante o terceiro mês de gestação, podendo atingir seu ápice ao sétimo mês.

A recorrência de problemas periodontais, como a gengivite (que também é mais comum durante o período da gravidez) é outra possível causa do hemangioma tipo tecido de granulação.

Mais uma vez, as doenças surgem pela má higiene da boca e dos dentes, que possibilita o acúmulo de sujeira e bactérias, causadoras da infecção.

Sintomas do granuloma piogênico

O principal sintoma do granuloma piogênico é o aparecimento de uma lesão avermelhada ou arroxeada nos tecidos bucais.

Essa lesão é úmida e de consistência mole. Por isso, pode sangrar com grande facilidade. Não é raro que, após o sangramento, sejam formadas crostas escuras ao redor da lesão.

O tumor é doloroso e, posteriormente, ocasiona inchaços e inflamações locais.

Tratamentos do granuloma piogênico

É comum que o tumor gravídico se resolva naturalmente após o fim da gravidez. Isso porque ocorre uma estabilização hormonal no corpo da mulher depois do parto.

Desse modo, não é necessário tratamento, apenas o acompanhamento e monitoramento de um médico dentista.

Contundo, em alguns casos, o tumor se desenvolve de forma exacerbada, causando danos funcionais e estéticos para a gestante.

Nesses casos, assim como nos casos de surgimento de hemangioma eruptivo não relacionado à gravidez, pode ser realizado um procedimento cirúrgico.

A cirurgia consiste na extração de todo o tecido afetado. Além disso, também ocorre a raspagem dos dentes próximos para remover uma possível fonte de irrigação contínua.

Porém, as chances desse tumor oral voltar a aparecer não deixam de existir.

Assim, a melhor maneira de evitar um granuloma piogênico é solucionar a sua causa, seja ela a falta de higienização bucal adequada ou a presença de próteses mal adaptadas na boca. Manter uma boa rotina de limpeza oral e visitar o médico dentista periodicamente são boas dicas.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.