Grampos de Adams: confira o passo a passo para sua confecção

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Acessório é fundamental para o bom funcionamento de tratamentos ortodônticos com aparelhos removíveis

Os aparelhos removíveis são uma das principais ferramentas da ortodontia. Ele pode ser utilizado durante algumas horas por dia, dependendo do diagnóstico prévio e da indicação do dentista. Em geral, essa técnica é utilizada para promover a movimentação dentária em pacientes ainda na fase da infância. Os grampos de Adams fazem parte dessa estrutura.

Conheça mais sobre os grampos de Adams e entenda quais são as suas funções dentro da área da ortodontia. Ainda, confira um simples passo a passo de como realizar a sua confecção de maneira adequada e eficiente.

Os grampos de Adams são acessórios utilizados em tratamentos ortodônticos que contam com aparelhos dentários removíveis. Sua principal função é manter a retenção desses aparelhos na boca do paciente.

Isso significa que, sem eles, o tratamento não será bem-sucedido e seus resultados comprometidos.

Características dos grampos de Adams

Esse acessório é composto por uma barra vestibular, duas alças conhecidas como “pontas de flecha”, duas barras oclusais e dois seguimentos de retenção.

Desse modo, o total funcionamento da técnica só é eficaz se as pontas dos grampos não tocarem os dentes vizinhos. Além disso, é importante que a barra horizontal se encontre afastada da face vestibular dos dentes.

Assim, é a inclinação adequada das alças contra a face vestibular dos dentes que garante a retenção do aparelho ortodôntico. Confira abaixo um passo a passo de como fazer o grampo de Adams.

Como fazer os grampos de Adams?

O primeiro passo para a confecção dos grampos de Adams é a remoção das papilas ainda no molde de trabalho. Em seguida, continuando o trabalho no molde, as cúspides vestibulares devem ser marcadas de forma correta.

Com 9 centímetros de um fio de aço com a espessura de 0,7mm, o profissional deve fazer uma marcação em 3/3.

Isso porque a marcação vai servir para indicar o local no qual deverá ser inserida uma dobra única de 90 graus, utilizando um alicate adequado.

Posteriormente, o fio será dobrado novamente, dessa vez em 180 graus. Desse modo, estará confeccionada a alça vestibular do grampo de Adams. Ela deve ser posicionada em uma das cúspides do modelo.

Novamente, outra alça deverá ser confeccionada, dessa vez seguindo as referências de outra das cúspides vestibulares.

Cada alça deve ser dobrada em 45 graus. Esse passo é importante para criar uma convergência entre elas. Para formação das barras oclusais, deve ser inserida uma dobra de 90 graus na alça vestibular, em ambos os lados.

É importante ressaltar que, ao confeccionar o acessório, o profissional deve sempre estar checando a adaptação do mesmo ao molde dentário.

Ademais, chega a hora de acentuar a retenção das “pontas de flecha”. Esse segmento deve estar corretamente adequado à região do palato presente no modelo dentário.

O próximo passo é confeccionar a retenção em si. Contudo, antes disso é importante cortar os excessos ainda presentes no fio.

Dessa maneira, e seguindo os passos citados, estará finalizada a confecção dos grampos de Adams, que devem ser utilizados no processo de tratamentos com aparelhos removíveis.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!