Conheça a grade curricular de odontologia e suas disciplinas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como é a grade curricular de odontologia

Ter interesse pela área da saúde é o primeiro passo para cursar a faculdade de odontologia. Afinal, os profissionais dessa área cuidam da saúde bucal, mas estudam sobre todo corpo, de acordo grade curricular de odontologia.

Diversas disciplinas importantes foram incorporadas na grade curricular de odontologia para que o estudante se torne um profissional qualificado.

Na grade curricular de odontologia estão presentes, além de matérias sobre as estruturas bucais e patologias desta região, também aulas práticas dos procedimentos odontológicos básicos.

Formação acadêmica em Odontologia

A duração do curso de odontologia é de 5 anos, com todos os cursos da matriz curricular presenciais. As aulas práticas são iniciadas no segundo ano da faculdade.

Em todas as instituições, o estágio é obrigatório para a formação. E, no final de todo o curso, é preciso que o estudante faça um TCC, também conhecido como trabalho de conclusão de curso.

Além disso, caso você opte por fazer o curso em uma instituição privada, a maioria delas custa em média R$1700,00 por mês. Mas, fique atento para as bolsas universitárias e programas de financiamento.

Quando você finalizar a faculdade e já estar com o seu diploma, você atua como um cirurgião-dentista. Assim, atendimentos clínicos e tratamentos que são básicos serão a sua área de atuação.

Caso você queira se especializar em alguma área, como odontologia do trabalho, você deve fazer cursos especiais e uma pós-graduação.

Mas, afinal como é a grade curricular?

Como é a grade curricular de odontologia?

A grade vai variar de uma faculdade de odontologia para a outra. Além disso, a grade varia de ano para ano. No entanto, as matrizes estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC) devem ser respeitadas e cumpridas.

Assim, há conteúdos que devem ser obrigatoriamente ensinados em todas as faculdades. No entanto, o nome dado a disciplina pode variar.

Nos primeiros semestres, as matérias são mais teóricas. E só a partir do terceiro semestre que as aulas práticas começam a aparecer. Assim, separamos as matérias em duas classificações: introdutórias e específicas.

As matérias introdutórias são:

  • Bioquímica geral;
  • Farmacologia;
  • Microbiologia;
  • Histologia;
  • Epidemiologia;
  • Patologia básica;
  • Anatomia humana; e
  • Imunologia;

Já as matérias específicas são:

  • Relacionadas ao atendimento clínico de crianças e adolescentes;
  • Relacionadas a diagnósticos da cavidade bucal;
  • Relacionados ao planejamento e atuação profissional; e
  • Relacionadas ao atendimento clínico de adultos e idosos.

Conhecendo mais sobre as matérias

Agora que você já conhece algumas das matérias ministradas no curso, que tal entender o que cada uma delas trata? Assim, fizemos uma lista com as especificidades de cada uma.

  1. Bioquímica geral
    Essa disciplina estuda as biomoléculas, desde as suas propriedades químicas até as suas estruturas orgânicas. A digestão e absorção de nutrientes, função das macromoléculas e o metabolismo também são estudados.
  2. Farmacologia
    Foca nas composições dos medicamentos. Ou seja, estuda como os medicamentos afetam o nosso corpo.
  3. Microbiologia
    Estuda os microrganismos presentes na boca. Além disso, estuda as interações e as funções dos micróbios na boca.
  4. Histologia
    Estuda os tecidos biológicos e plasmáticos do nosso corpo. Na área da odontologia, essa ciência é aplicada nos estudos dos elementos teciduais da cavidade bucal.
  5. Epidemiologia
    Estuda a incidência e a distribuição de doenças e outros eventos relacionados à saúde bucal
  6. Patologia básica
    Estuda tecidos, órgãos e fluidos para o diagnóstico de doenças bucais.
  7. Anatomia humana
    Estuda a morfologia e estruturas do corpo humano. Estuda os diversos sistemas e foca no estudo anatômico das estruturas da cabeça e do pescoço.
  8. Imunologia
    Estuda o sistema imunológico e a ligação da imunidade com as doenças bucais
  9. Estomatologia
    Estuda as doenças bucais, sintomas, melhores tratamentos e exames adequados.
  10. Periodontia
    Estuda processos ligados à gengiva, como doenças, inflamações e possíveis tratamentos. As aulas são mais práticas e o aluno aprende técnicas de raspagem, por exemplo.
  11. Cirurgia bucomaxilofacial
    Estuda tudo o que está ligado a cirurgia bucomaxilofacial. Pré-operatório, anestesia, instrumentalização, estratégica cirúrgica e pós-operatório são alguns exemplos.
  12. Traumatologia bucomaxilofacial
    Estuda possíveis traumas e lesões do sistema de mastigação. Além disso, o aluno estuda a anatomia craniofacial, diagnósticos e tratamentos possíveis.
  13. Prótese dentária
    Estuda quais são as melhores próteses dentárias para as diferentes estruturas dentais dos pacientes.
  14. Materiais dentários
    Estuda os tipos de materiais usados em tratamentos dentários.

Conheça a grade curricular de odontologia da sua faculdade. Além disso, aproveite ao máximo as aulas!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.