Gestão de clínica odontológica é fundamental para alavancar negócio

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba como fazer uma gestão eficiente na sua clínica odontológica

Você é um cirurgião-dentista graduado, apto para um atendimento de qualidade e também para a realização dos tratamentos mais complexos. Você finalmente abriu o seu próprio consultório odontológico e acaba de se ver na frente de outro grande desafio: a gestão de clínica.

No momento que abrem seus próprios negócios, muitos dentistas descobrem que apenas seus conhecimentos odontológicos não serão o suficiente para manter uma clínica. Para alavancar a empresa, é preciso entender como realizar a gestão de clínica e ter um pensamento empreendedor. Mas você sabe o que é gestão?

Gestão de clínica é uma estratégia empresarial utilizada para a administração do negócio, das pessoas e dos recursos do consultório, com o objetivo de alavancar o negócio.

Ainda não entendeu o que é gestão da clínica? Não se preocupe! No artigo de hoje vamos detalhar um pouco mais desse processo e dar algumas sugestões para que você possa implementar o seu negócio. Vamos lá?

Conhecimento em Gestão é Importante Para o Meu Negócio?

Sim! Muito importante! Uma boa gestão é fundamental para manter uma clínica em perfeito funcionamento.

Assim como em qualquer empresa, um consultório possui diversos setores que precisam trabalhar em harmonia para o bom andamento do negócio.

Desse modo, é preciso pensar não apenas no espaço físico, mas também nas estratégias administrativas. Isso só é possível por meio de uma boa gestão. Por meio dela será possível:

  • Ter controle das finanças;
  • Entender e identificar seus lucros e prejuízos;
  • Encontrar novos fornecedores;
  • Aperfeiçoar a produtividade dos profissionais;
  • Investir com mais discernimento e consciência seu capital de lucro na infraestrutura do consultório.

Dessa forma, o processo de gestão de clínicas e consultórios exige o conhecimento técnico da administração, aliado ao plano estratégico e também político.

Isso porque, gerir um negócio não trata apenas do controle financeiro, é preciso ser um líder e também um empreendedor.

Ou seja, a gestão clínica requer não apenas o controle dos processos do seu consultório, mas também é preciso conhecer o mercado, entender o comportamento do público e estar por dentro das ações da concorrência.

Não apenas isso, o gestor também deve pensar na sua equipe!

É sua função estimular suas habilidades para que eles desempenhem seu papel cada vez melhor, afinal, os funcionários do seu consultório fazem parte da estrutura do seu negócio e auxiliam em seu sucesso.

O Que é Preciso Para Realizar Uma Boa Gestão de Clínica Odontológica?

Como dissemos, a administração de clínica odontológica verdadeiramente eficaz não foca apenas em um ou outro processo.

Assim, é preciso estar atento aos mais diversos fatores e entender quais são os pontos fortes e fracos da sua clínica. Isto é, aquilo que pode ser melhor aproveitado por estar dando certo e o que ainda precisa ser melhorado.

Por exemplo, qual o real benefício em investir em tratamentos modernos e tecnológicos se a rotina do consultório é burocrática e demorada?

Por isso, é necessário ter um bom plano de gestão clínica, a fim de visualizar melhor todos os processos e saber o que precisa ser melhorado.

Para auxiliar sua gestão de clínica odontológica, separamos algumas dicas essenciais para o bom andamento do seu negócio. Confira:

  1. Gestão de pessoas: o sucesso do seu negócio também depende da sua equipe, por isso é importante que as pessoas que trabalham ao seu lado estejam satisfeitas com sua liderança e as condições que você oferece. Saiba mais sobre gestão de pessoas nesse outro artigo.
  2. Controle de finanças: sabemos que, independente do negócio, os processos dependem de dinheiro. Por isso, administrar bem suas finanças e ter um fluxo de caixa controlado será essencial para uma boa gestão;
  3. Plano de Marketing: parte de suma importância na divulgação do seu consultório, uma boa gestão deve conter um bom plano de marketing, pois ele definirá o fluxo de clientes e o seu tipo de público;
  4. Especialização: vale lembrar que gerir um negócio sozinho não é uma tarefa fácil. Boas alternativas incluem contratar uma equipe de gestão ou realizar uma especialização em gestão.

Aqui na Simpatio sempre damos diversas dicas sobre gestão de clínica. Para saber mais, confira nossos outros artigos disponíveis no site e alavanque seu negócio!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!