O papel do germe dentário na odontogênese

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como essa estrutura age no processo de formação dos dentes

Já parou para pensar como nascem os nossos dentes? Bom, eles se originam a partir do germe dentário, durante o processo de odontogênese.

O germe dentário tem o início de sua formação a partir da oitava semana de vida intrauterina. Nesse momento, a chamada fase pré-eruptiva tem início com a diferenciação dos germes dos dentes e termina com a completa formação da coroa dentária.

O germe dentário é a estrutura embrionária que dá origem a papila dentária, ao folículo dental e ao órgão do esmalte- conjunto. Em outras palavras, ele é responsável por gerar o nosso dente e suas estruturas de suporte.

Processo de odontogênese

Nossa dentição decídua é formada durante o período de gestação. O germe dos dentes fica localizado dentro do saco dentário, uma espécie de recipiente embrionário do dente.

É aqui onde começa a formação do esmalte, e em seguida, já é possível observar o contorno da coroa do dente.

Quando a criança nasce, o germe dental apresenta a coroa dental praticamente formada. Assim, a raiz começa a se desenvolver, ainda dentro do saco dentário.

Com o passar do tempo, a raiz vai se desenvolvendo e o saco dentário dá origem ao periodonto de sustentação. O dente vai erupcionando e simultaneamente ocorre a formação do osso alveolar.

Esse osso existe unicamente quando há a formação de dente.

Por fim, com os dentes praticamente completos, a nossa própria mastigação estimula a erupção dos outros dentes de leite e o término do desenvolvimento da raiz dental.

A raiz de nossos dentes de leite servem como guia para a oclusão dos dentes permanentes. Por isso o germe dentário é tão importante.

Caso os dentes decíduos não se desenvolvam, os dentes permanentes também podem não nascer. Assim, ocorre um processo chamado de agenesia ou hipodontia.

A odontogênese dos dentes permanentes acontecem praticamente da mesma forma, porém só tem início por volta do primeiro ano de vida da criança.

O desenvolvimento dentário continua após o nascimento durante vários anos, pelo que os dentes são o conjunto de órgãos com maior período de desenvolvimento do corpo.

Como é constituída nossa arcada dentária?

Nossa dentição decídua é normalmente constituída por 20 dentes. Desses, 8 são incisivos, 4 são caninos e 8 são molares.

Já quando a dentição é permanente, a boca costuma possuir dois arcos dentais, cada um com 16 dentes. Eles são distribuídos em 4 dentes incisivos, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares.

Dependendo do seu formato e função, cada dente recebe uma determinada nomeação. Eles podem ser:

  • Incisivos – dentes frontais e afiados que cortam os alimentos.
  • Caninos – também chamados de presas, são dentes pontiagudos que rasgam e perfuram os alimentos.
  • Pré-molares esse dente possui duas pontas ou como são chamadas, cúspides. Elas possuem a função de esmagar e moer os alimentos.
  • Molares -nesse dente também possui a função de esmagar e moer os alimentos, mas tem um número maior cúspides na superfície da mordida.

A pessoa também pode desenvolver quatro dentes do siso, mas que não possuem uma utilidade bem definida. Na maioria dos casos acabam sendo removidos.

Agora você já sabe um pouco mais sobre essa pequena estrutura chamada germe dentário e todos os elementos bucais que ela é capaz de gerar.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!