Benefícios do gengibre para o corpo e suas contraindicações

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Apresentando benefícios em diversos setores, o gengibre é rico em propriedades termogênicas

Podemos dizer que o gengibre não é um alimento que atrai por sua aparência bonita. Apesar disso, tem diversos benefícios, é usado de várias maneiras na cozinha, e ainda auxilia em processos de emagrecimento.

O gengibre é um dos alimentos com grande influência nos sistemas digestivo, respiratório e circulatório, devido a sua composição rica.

Gengibre é uma planta herbácea originária da Índia e da China. É considerado uma raiz tuberosa e pode ser usado tanto na gastronomia como na área da saúde. No Brasil, é conhecido por outros nomes: mangarataia e mangaratiá.

Quais os principais benefícios do gengibre?

Quando mencionamos problemas relacionados ao estômago, por exemplo, o gengibre ganhar destaque. Suas propriedades ajudam a combater enjoos, gases, indigestão, náuseas e perda de apetite.

Além disso, ele auxilia também na digestão de alimentos mais gordurosos, protegendo o fígado desse tipo de gordura, que pode ser extremamente prejudicial.

Dessa forma, fica muito mais claro de entender porque uma substância que está presente no gengibre, é utilizada na fabricação de remédios laxantes, antigases e antiácidos.

Outra curiosidade, é que a raiz é também muito usada no combate do mau hálito. Por possuir um poder anti-inflamatório, ele é ainda usado então para aliviar:

  • Dores decorrentes da artrite;
  • Dores musculares;
  • Infecções do trato respiratório;
  • Tosse;
  • Asma;
  • Bronquite.

Por conta de sua ação anti-inflamatória e antimicrobiana, o gengibre contribui na formulação de xaropes.

Para quem estiver a fim de perder alguns quilinhos extras, é fundamental saber que, além de tudo que já citamos, o gengibre pode ter um importante papel na dieta quando ingerido da forma e quantidades corretas.

Ao estimular o olfato e o paladar, acaba então contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos, o que evita a retenção de líquidos e o inchaço.

Possui ainda um efeito diurético. Pode ser consumido como chá, algo super benéfico à saúde, uma vez que aumenta o consumo de líquidos e acaba favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.

Existem contraindicações no seu consumo?

Como já citamos, o gengibre possui efeitos termogênicos e dá energia. Portanto, pacientes com hipertireoidismo, por exemplo, devem evitar seu consumo, visto que seu metabolismo já está mais acelerado do que o comum.

Nada em excesso é bom, porém, existe um grupo que pode acabar prejudicado pelo consumo de gengibre em excesso. São crianças e grávidas, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias.

Ainda, não é indicado para pessoas que têm cálculo na vesícula biliar, pois aumenta a produção de bile, o que requisitará mais trabalho da vesícula biliar.

Seu uso excessivo ou muito concentrado pode favorecer hemorragias e, por isso, deve ser evitado por pacientes com distúrbios hemorrágicos.

Qual a relação do gengibre na odontologia?

Em diversos casos, podemos observar o gengibre e os problemas bucais tendo uma relação direta, seja ela prejudicial ou de tratamento.

Um dos casos bem conhecidos é quando citamos o uso de gengibre para dor de dente. Em casos de sangramento na gengiva, o chá pode auxiliar. Fazer bochechos com a água do chá também ajuda.

O consumo de alimentos em excesso ou de forma equivocada pode causar alguns problemas de saúde bucal. Com o gengibre não é diferente. Por isso, o ideal é sempre pedir a opinião do seu dentista.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!