PACIENTES

Gastrite pode ser causada pela falta de higiene bucal

Gastrite pode ser causada pela falta de higiene bucal

Conheça a relação da gastrite com a saúde bucal

Queimação e desconforto logo após refeições não são um bom sinal. Se você já tentou todos os tipos de remédios e antiácidos, e esses incômodos não desaparecem, talvez você esteja com gastrite.

Os sintomas da gastrite são muito parecidos com os do refluxo e da má digestão. Mas você sabia que ela pode estar relacionada com a sua saúde bucal?

A gastrite é uma inflamação nas paredes internas do estômago. Esse problema é causado por bactérias que se encontram na saliva e também na placa dentária, sendo a helicobacter pylori uma das principais.

Essa doença é mais comum conforma a idade avança, e estima-se que metade da população mundial seja afetada por gastrite em algum momento da vida.

Além da queimação, essa inflamação no estômago também pode causar:

  • Dor no estômago em forma de pontada;
  • Sensação de estômago cheio;
  • Enjoo;
  • Perda do apetite;
  • Vômito;
  • Aumento dos gases;
  • Dor de cabeça e mal estar.

Gastrite e Saúde Bucal

gastroenterologista

Nossa cavidade bucal é composta por dezenas de organismos, que podem ser bons e ruins para nosso corpo. Não é incomum doenças surgirem na boca pela falta de higiene e limpeza dos nossos dentes.

Portanto, além das causas mais comuns como má alimentação, estresse e consumo de bebidas alcoólicas, a gastrite também pode ser uma consequência da má higienização bucal.

Quando deixamos de lado a limpeza dental, a proliferação de bactérias aumenta consideravelmente. Elas entram na corrente sanguínea e colonizam áreas do corpo, causando inflamações e até problemas mais graves.

Por isso, a gastrite se manifesta em pessoas que têm problemas bucais como placa dentária, gengivite, periodontite e saburra lingual, que concentram grande quantidade de bactérias ruins.

Se você quer evitar todas essas doenças e ainda a gastrite, não deixa de escovar os dentes diariamente e visitar o seu dentista de confiança com regularidade.

O uso do fio dental também é imprescindível nesses casos. Ele evita o acumulo de comida entre os dentes e, consequentemente, o aumento de bactérias que formam as placas e o tártaro.

Alguns dentistas podem recomendar o uso de enxaguantes bucais. Também é importante ressaltar que a escovação deve ser feita três vezes ao longo do dia, de preferência após as refeições.

Cuidar da alimentação também é importante. Dar preferência à alimentos saudáveis pode auxiliar na manutenção da saúde bucal e evitar problemas no estômago como a gastrite.

Tratamento para Gastrite

gastrite é uma inflamação no estômago

O gastroenterologista é o profissional mais indicado nesses casos. Ele irá checar as origens do problema para um diagnóstico certeiro e, se for o caso, indicar outros especialistas.

Se houver ligação com a saúde bucal, o tratamento deve ser multidisciplinar entre o dentista e gastroenterologista. O profissional da odontologia é quem vai diagnosticar e controlar o foco bacteriano.

Já o médico responsável por tratar a inflamação do estômago, irá prescrever medicamentos que removem todas as bactérias ruins da corrente sanguínea.

Alguns exemplos de remédios para gastrite são Omeprazol, Ranitidina e Cimetidina. Mas a alimentação adequada e a higiene bucal são muito importantes para o sucesso do tratamento.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também