Gastrite pode ser causada pela falta de higiene bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça a relação da gastrite com a saúde bucal

Queimação e desconforto logo após refeições não são um bom sinal. Se você já tentou todos os tipos de remédios e antiácidos, e esses incômodos não desaparecem, talvez você esteja com gastrite.

Os sintomas da gastrite são muito parecidos com os do refluxo e da má digestão. Mas você sabia que ela pode estar relacionada com a sua saúde bucal?

A gastrite é uma inflamação nas paredes internas do estômago. Esse problema é causado por bactérias que se encontram na saliva e também na placa dentária, sendo a helicobacter pylori uma das principais.

Essa doença é mais comum conforma a idade avança, e estima-se que metade da população mundial seja afetada por gastrite em algum momento da vida.

Além da queimação, essa inflamação no estômago também pode causar:

  • Dor no estômago em forma de pontada;
  • Sensação de estômago cheio;
  • Enjoo;
  • Perda do apetite;
  • Vômito;
  • Aumento dos gases;
  • Dor de cabeça e mal estar.

Gastrite e Saúde Bucal

gastroenterologista

Nossa cavidade bucal é composta por dezenas de organismos, que podem ser bons e ruins para nosso corpo. Não é incomum doenças surgirem na boca pela falta de higiene e limpeza dos nossos dentes.

Portanto, além das causas mais comuns como má alimentação, estresse e consumo de bebidas alcoólicas, a gastrite também pode ser uma consequência da má higienização bucal.

Quando deixamos de lado a limpeza dental, a proliferação de bactérias aumenta consideravelmente. Elas entram na corrente sanguínea e colonizam áreas do corpo, causando inflamações e até problemas mais graves.

Por isso, a gastrite se manifesta em pessoas que têm problemas bucais como placa dentária, gengivite, periodontite e saburra lingual, que concentram grande quantidade de bactérias ruins.

Se você quer evitar todas essas doenças e ainda a gastrite, não deixa de escovar os dentes diariamente e visitar o seu dentista de confiança com regularidade.

O uso do fio dental também é imprescindível nesses casos. Ele evita o acumulo de comida entre os dentes e, consequentemente, o aumento de bactérias que formam as placas e o tártaro.

Alguns dentistas podem recomendar o uso de enxaguantes bucais. Também é importante ressaltar que a escovação deve ser feita três vezes ao longo do dia, de preferência após as refeições.

Cuidar da alimentação também é importante. Dar preferência à alimentos saudáveis pode auxiliar na manutenção da saúde bucal e evitar problemas no estômago como a gastrite.

Tratamento para Gastrite

gastrite é uma inflamação no estômago

O gastroenterologista é o profissional mais indicado nesses casos. Ele irá checar as origens do problema para um diagnóstico certeiro e, se for o caso, indicar outros especialistas.

Se houver ligação com a saúde bucal, o tratamento deve ser multidisciplinar entre o dentista e gastroenterologista. O profissional da odontologia é quem vai diagnosticar e controlar o foco bacteriano.

Já o médico responsável por tratar a inflamação do estômago, irá prescrever medicamentos que removem todas as bactérias ruins da corrente sanguínea.

Alguns exemplos de remédios para gastrite são Omeprazol, Ranitidina e Cimetidina. Mas a alimentação adequada e a higiene bucal são muito importantes para o sucesso do tratamento.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.