Fratura radicular normalmente acontece por um trauma bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O tratamento da fratura radicular depende da gravidade do problema

Traumas na boca são causados por pancadas, gerando lesões que podem abranger os dentes, os ossos de sustentação, a gengiva e os tecidos moles. Os tipos de ferimentos dividem-se em fratura radicular, na coroa, no esmalte, concussão, subluxação, luxação e avulsão.

Neste artigo, abordaremos sobre a fratura radicular.

A fratura radicular é a fratura da raiz do dente. Normalmente, ela envolve também a dentina, o cemento e a polpa, passando a comprometer o elemento dentário.

É preciso que haja o diagnóstico correto para não agravar o problema. E como o dentista fará isso?

Diagnóstico da Fratura Radicular

Para identificar a fratura da raiz do dente, o dentista terá de se atentar aos seguintes pontos:

  • Mobilidade dental;
  • Sangramento na gengiva adjacente;
  • Sensibilidade;
  • Condição da polpa dentária;
  • Aspecto radiográfico.

Dentre os citados, o aspecto radiográfico é o que mais se destaca, pois é a melhor forma de constatar a fratura. O dentista, então, pode requisitar radiografias panorâmicas, periapicais ou até mesmo uma tomografia computadorizada, dependendo da gravidade.

O prognóstico de dentes anteriores e de posteriores é diferente. Dos anteriores é mais positivo, já que suas raízes são únicas, ao contrário dos posteriores, que podem ter duas ou mais, dificultando o acesso.

Outras causas da Fratura Radicular

Além de traumas orais, a fratura da raiz dentária pode ter outras motivações:

  • Bruxismo;
  • Tratamento de canal mal efetuado;
  • Pino protético de metal, que durante a mastigação pode levar à fratura;
  • Cáries, pois dependendo da magnitude leva ao enfraquecimento da raiz.

Tratamento da raiz fraturada

O tratamento varia de acordo com a gravidade.

Imobilização temporária

A imobilização pretende consolidar a fratura, sendo aplicada por volta de 45 a 90 dias. A técnica mais comum é por meio de fio ortodôntico preso por resinas.

Apicectomia

Visa retirar a lesão no ápice do dente, removendo cerca de 3 mm da ponta da raiz dentária.

Tracionamento ortodôntico

O tracionamento ortodôntico irá tracionar a raiz do dente, deixando-a exposta para que o dentista possa tratá-la. Geralmente, os tratamentos são por meio de prótese dentária fixa ou de restauração dental. O tratamento pode demorar até 90 dias.

Extração

A extração é recomendada em casos em que não é possível recuperar a raiz do dente. Posteriormente, será colocado um implante no lugar.

O tratamento de fratura radicular em dentes decíduos será baseado na expectativa de vida do dente decíduo traumatizado e na vitalidade do tecido pulpar.

Por isso, o primeiro passo busca a recuperação da polpa do dente. Se não for possível ou o dentista achar que não é válido, o dente de leite será removido.

Prevenindo a fratura do dente

A fratura do dente acontece mais em crianças e em atletas. Portanto, uma medida para evitar que o dente seja danificado é através do uso de protetores bucais, que é uma espécie de aparelho para os dentes que funciona como proteção. Seu objetivo é reduzir o impacto da pancada, não afetando ou afetando pouco os dentes.

Mas como a fratura radicular pode ser causada por fatores que decorrem da má saúde bucal, é necessário manter ela em dia, evitando esse problema, e consultar o dentista periodicamente, para verificar se tudo anda dentro do ideal.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.