Fragmentos cerâmicos podem alterar o formato dental

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda um pouco mais sobre a técnica e suas indicações

Alguma vez na vida você já se sentiu insatisfeito com o formato ou até incomodado com pequenas imperfeições em suas estruturas dentárias? Para problemas como este, existem os fragmentos cerâmicos.

Os fragmentos cerâmicos são utilizados quando o paciente fratura um dente, geralmente em sua parte frontal. Eles são uma opção bastante versátil e deixam a aparência do dente natural.

Fragmentos cerâmicos são originários das facetas de porcelana. Trata-se de minúsculas peças protéticas dentais, utilizadas para alterar o formato dos dentes da forma menos invasiva possível.

Até aí tudo bem. Mas você deve estar se perguntando: então qual a diferença entre o fragmento cerâmico dental e as facetas de porcelana?

Na verdade, ambos os procedimentos são extremamente parecidos.

Entretanto, a diferença é que as facetas possuem um tamanho maior, cobrindo o órgão dental por inteiro, enquanto o fragmento é uma peça parcial, uma espécie de complemento ao dente fraturado.

Indicações e contraindicações para o uso de Fragmentos Cerâmicos

Agora está na hora de falarmos sobre quando o fragmento cerâmico é indicado e casos onde ele não deve ser utilizado.

Para começar, podemos dizer que a técnica é altamente recomendada em casos onde haja:

  • Fratura nos dentes anteriores;
  • Necessidade do fechamento de espaços interdentais (diastemas);
  • Necessidade de pequenas correções estéticas para harmonização do sorriso.

Em contrapartida, os fragmentos não são indicados em certas ocasiões, como:

Além disso, aqui encontramos outra comparação entre os fragmentos cerâmicos e a lente de contato dental.

Geralmente, a lente pode ser usada para recobrir dentes amarelados ou manchados.

Entretanto, os fragmentos de cerâmica não possuem capacidade para desempenhar essa finalidade, sendo contra indicados nesse tipo de situação.

Como são colocados os Fragmentos Cerâmicos?

O tratamento é extremamente simples e rápido. Os fragmentos são colados aos dentes do paciente de forma semelhante aos procedimentos com lente de contato dental.

Normalmente, o tempo médio até a colagem final é de 7 dias ou 2 consultas.

Contudo, existem clínicas especializadas que podem oferecer o serviço em apenas uma consulta, com todas etapas do tratamento realizadas no mesmo dia.

Além disso, o tratamento sempre é realizado sob efeito analgésico, evitando possíveis desconfortos sofridos pelos pacientes.

Os resultados são bastante satisfatórios, e o normal é que os dentes não fiquem sensíveis após o procedimento.

Entretanto, assim como acontece com as resinas compostas em restaurações, com o tempo os fragmentos também podem amarelar.

A durabilidade também é um ponto importante. Como a modalidade é bem recente, ainda não existem estudos que apontem com precisão a longevidade da peça de cerâmica.

Todavia, alguns especialistas apontam que a resistência é grande. Assim, o material pode durar entre 10 e 15 anos, variando de acordo com cada paciente.

Vantagem do Fragmento em relação às Lentes de Contato Dental

A vantagem mais importante da técnica está na facilidade em restaurar os locais fraturados e instáveis.

Dessa maneira, utilizando os fragmentos cerâmicos, não é preciso desgastar o dente ou revestir toda sua superfície.

Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

One Reply to “Fragmentos cerâmicos podem alterar o formato dental”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.