Fluorterapia traz bons resultados para a saúde bucal?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Regularmente aplicada nos pacientes, costuma trazer ótimos resultados e impedir problemas orais

O flúor é uma das substâncias mais utilizadas e que está presente em todos os consultórios odontológicos. Dessa forma, a fluorterapia faz parte dos tratamentos na odontologia.

Entretanto, por ser de uma composição que pode trazer alguns problemas, é fundamental que o cirurgião-dentista conheça bem as características e limitações de seu paciente antes de realizar uma fluorterapia.

Fluorterapia consiste em um tratamento de prevenção do aparecimento de sinais clínicos de lesões.

Ainda assim, elas podem ter diversas origens. Porém, esse procedimento é composto de formulações que contêm a presença da substância fluoreto em sua composição.

Fluorterapia e a Cárie

Primeiramente, o flúor é uma substância que auxilia na limpeza dos dentes. Seja por meio de águas fluoretadas, pastas de dente ou aplicações no consultório, os benefícios do seu uso são muitos.

Dessa forma, um dos mais comuns usos da fluorterapia é no tratamento de pacientes com cárie dental. Ela é então utilizada mais como uma medida preventiva.

Fluorterapia em Gel

A técnica mais utilizada para o uso de flúor gel nas ações de higiene bucal é por meio de aplicações com o auxilio de uma escova de dentes.

Ela deve feita somente nas crianças que já tenham um maior controle da deglutição. Isso acontece porque, caso o produto seja ingerido, pode trazer desconfortos ao estômago e complicações.

O passo a passo dessa aplicação tem alguns pontos principais e de atenção que devem ser seguidos. São eles:

  1. Realizar uma profilaxia com pasta profilática;
  2. Passar fio dental;
  3. Aplicar o flúor em gel com uma bolinha de algodão, cotonete ou pincel;
  4. Começar pela arcada inferior devido a maior quantidade de saliva;
  5. Aspirar então a saliva durante todo o tempo;
  6. Orientar sempre o paciente a não enxaguar a boca, ingerir líquidos ou alimentos durante os 30 primeiros minutos pós finalizada a aplicação.

É importante lembrarmos que auto aplicar essa substância pode ser muito perigoso. Por isso, procure sempre a orientação de um profissional.

Fluorterapia com Vernizes

Com um objetivo principal de prolongar o tempo de contato entre o fluoreto e o esmalte dental, os vernizes atuam fazendo uma reserva de dissolução em casos cariogênicos.

Uma aplicação de verniz, fluoretado a 0,7% de fluoreto, quando realizada em um tempo mínimo de três meses, permite com que os problemas com cáries diminuam cada vez mais.

Dessa forma, o uso de verniz é também muito efetivo em questões de limpezas mecânicas. Isso ocorre principalmente quando manuseado junto a outras substâncias odontológicas de limpeza.

Manual de Fluorterapia

Um dos principais trabalhos da Secretaria Municipal da Saúde para com a odontologia são os tratamentos preventivos. Ou seja, maneiras de prevenir doenças como cárie na população.

Dessa forma, a fluorterapia está relacionada com esses princípios e acabou ganhando até um manual sobre como deve ser feita, para instruir os profissionais que lidam com os pacientes.

O manual da fluorterapia foi criado em 1999 e seu objetivo surgiu com a necessidade de normalizar certas condutas do uso dos fluoretos em procedimentos de prevenção na saúde bucal.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!