Pasta profilática auxilia na limpeza feita pelo dentista

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a importância do uso da pasta profilática na área da odontologia

Para manter um sorriso agradável, precisamos cuidar da nossa higiene oral. Por isso, fazer a limpeza dos dentes no consultório do dentista é essencial. Os materiais usados por ele no procedimento ajudam na higienização. Um exemplo é a pasta profilática.

Ela traz como resultados dentes bonitos e saudáveis. Desse modo, o paciente sai do consultório odontológico com o sorriso perfeito. Mas, afinal, o que é a pasta profilática?

A pasta profilática é um creme abrasivo usado durante procedimentos de limpeza. Neste artigo vamos tirar todas suas dúvidas sobre o uso da pasta profilática.

Conhecendo mais sobre a limpeza dentária!

A limpeza dental é um procedimento preventivo e comum na área odontológica. Assim, ele evita que as bactérias e outros microrganismos se proliferem na nossa cavidade bucal.

Desse modo, o procedimento de profilaxia dentária começa com uma avaliação geral da boca do paciente.

Assim, o dentista consegue entender como o paciente cuida da saúde bucal. Além disso, o profissional avalia se há a presença de placa bacteriana nos dentes.

No segundo passo, o profissional faz um ultrassom odontológico e passa um jato de bicarbonato. O jato, além de ser lançado em alta velocidade no dente, serve para alcançar áreas de difícil acesso dentro da cavidade bucal.

O penúltimo passo é feito com materiais e instrumentos específicos para remover a placa bacteriana. Aqui, a pasta profilática é usada em conjunto com a taça de borracha ou a escova de robinson.

As principais funções da pasta durante a limpeza são:

  • Remoção de detritos;
  • Retirada de manchas;
  • Remoção da placa bacteriana; e
  • Polimento.

Quais os benefícios do uso da pasta profilática?

A pasta profilática para limpeza melhora a estética e mantém saudável a funcionalidade dos elementos dentais. Desse modo, os dentes ficam mais branco e saudáveis.

Além disso, a pasta serve para evitar possíveis alterações bucais causadas por microrganismos. Elas são:

  • Placa bacteriana: película grudenta e incolor formada por bactérias;
  • Tártaro: forma endurecida da placa bacteriana que fica acumulada nos dentes;
  • Cárie: lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias;
  • Gengivite: inflamação na gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes;
  • Periodontite: evolução da gengivite. É uma doença bucal agressiva que compromete todos os tecidos de suporte ao redor do dente, como ossos e ligamentos periodontais;
  • Periodontite Avançada: forma de doença periodontal mais brutal. Ela é um processo infeccioso que atinge a gengiva, os tecidos de suporte ao redor do dente, como ossos e ligamentos periodontais;
  • Mau hálito: é o cheiro desagradável que sai da boca de uma pessoa. Também é conhecido como halitose; e
  • Perda dentária.

Mantenha cuidados bucais em casa

Apesar da pasta ser um material usado pelos profissionais no consultório, você também deve manter cuidados bucais em casa. Por isso, para te ajudar, criamos uma lista com etapas diárias importantes para a higiene bucal:

  • Escove os dentes depois das refeições e antes de dormir;
  • Escove a língua;
  • Passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia;
  • Mantenha uma alimentação balanceada; e
  • Evite fumar e beber álcool em excesso.

Com essas dicas e visitas regulares para a consulta odontológica e limpeza dos dentes com a pasta profilática,  você mantém um sorriso saudável e bonito.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.