Como o flapless é aplicado na odontologia estética?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A inovação na área cirúrgica permite mais conforto ao paciente e mais segurança ao dentista

Constantemente surgem novas técnicas, materiais e equipamentos que prometem modernizar os tratamentos odontológicos. E uma dessas novidades é o flapless.

Por isso, neste artigo, vamos conversar sobre todos os detalhes dessa nova técnica. O que é o flapless? Como é aplicado nas cirurgias? Quais são as suas vantagens? Confira!

O flapless é um procedimento minimamente invasivo que substitui a antiga cirurgia plástica da gengiva. A técnica é aplicada com auxilio da tecnologia e busca diminuir cortes, sangramentos e dores do pós-operatório.

Como o flapless é aplicado?

A técnica flapless foi criada pelo Professor Dr. Paulo Kano. O objetivo é aumentar a coroa por razões estéticas.

O procedimento segue três passos básicos:

  • Exceção da gengivoplastia;
  • Rebaixamento da crista óssea;
  • Harmonização estética do sorriso.

Indo na contramão de diversas técnicas aplicadas na odontologia para esses fins, o flapless faz o aumento de coroa clínica sem retalho. Sem a abertura do retalho gengival, a técnica oferece:

  • Uma cirurgia mais limpa;
  • Uma cirurgia com maior previsibilidade;
  • Procedimento pouco invasivo;
  • Mais conforto para o paciente;
  • Recuperação de 5 a 10 vezes mais rápida, o que diminui o prazo total do tratamento.

Quando a técnica é aplicada?

A técnica flapless de aumento de coroa clínica é usada, principalmente, nos casos com problemas estéticos. Desse modo, as situações que exigem a aplicação da técnica costumam ser:

  • Sorriso gengival: quando as gengivas são muito grandes e invadem a coroa dentária;
  • Retração gengival: quando a gengiva está menor do que deveria, expondo as raízes dos dentes;
  • Recobrimento gengival: quando a gengiva é muito fina.

Em cada um desses casos, a aplicação da técnica pode sofrer alguma alteração. No entanto, o resultado ainda é o mesmo: há uma redução dos cortes e dos incômodos pós-operatórios.

Quais os pré-requisitos para o flapless?

Para que o paciente possa realizar a cirurgia com flapless é preciso que sua saúde bucal esteja em dia. Ou seja, nada de cáries, infecções ou traumas sem tratamento!

Portanto, o cirurgião-dentista deve se atentar, principalmente, a dois fatores:

  • Indícios de periodontite
  • Presença de placa bacteriana ou tártaro.

Nesses dois casos, é imprescindível que seja feito o tratamento para esses problemas antes da cirurgia. Isso impede que haja complicações futuras.

O paciente também deve se comprometer a manter uma rotina regrada de higiene bucal, principalmente no período pós-operatório. Afinal, sem a higienização correta, podem haver casos de inflamações.

Como aprender a técnica flapless?

Para os cirurgiões-dentistas que ficaram interessados em aplicar a técnica em seus consultórios, recomendamos que busquem cursos na área ou especializações acadêmicas.

Por ser um procedimento delicado, é necessário ter muito conhecimento e os materiais adequados.

O flapless exige que o cirurgião-dentista tenha em mãos muita tecnologia. Isso porque a técnica é baseada em cálculos feito por softwares e exames odontológicos digitalizados.

Gostou do flapless? Que tal conversar com seu cirurgião-dentista para aplicar a técnica no seu tratamento? E se você já é um profissional da odontologia, busque os cursos e ofereça mais aos seus pacientes!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.