Fístula odontológica é um sinal de infecção na boca

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Fístulas são pequenas bolhas que surgem na gengiva e próximo aos dentes

Sabemos que diversos problemas podem acometer nossa cavidade bucal e nos causar desconforto. Essas alterações podem atrapalhar nossa fala e mastigação. Por isso, se você notar uma fístula na sua boca, procure seu dentista.

Semelhantes às aftas, a fístula é um sinal clínico de infecção da região de seu aparecimento. Dentes e raízes são os principais agentes causadores dessas infecções.

Fístula é uma bolha que pode ter diversos tamanhos, protuberâncias e irrompe na gengiva ou na proximidade dos dentes. Os pacientes, geralmente, relatam presença de uma “bolhinha” na gengiva que ao estourar libera um líquido branco ou amarelo.

Essas pequenas bolhas também aparecem no rosto e podem, de alguma forma, ter contato com a saliva infectada. As fístulas também podem gerar sintomas e sequelas incômodas.

Em alguns casos, essas feridas não causam dor ou sofrimento, mas há relatos de abscessos palatais que formam fístulas que promovem dores e edema. É importante ressaltar que fístula odontológica não é uma doença oral.

Essa ferida é um sinal de infecção ocorrido pela evolução de problemas bucais como cárie e periodontite. É uma forma de defesa do organismo na sua luta contra as infecções, ou seja, onde existe fístula na região há infecção.

Tratamento para fístulas odontológicas

Para eliminar a fístula dentária é preciso também curar a infecção de origem. Por isso, é preciso realizar um diagnóstico preciso e determinar um tratamento adequado.

No caso de infecções no canal do dente, por exemplo, o paciente irá obrigatoriamente realizar um tratamento de canal ou dependendo do estado que se encontra o dente deve ser extraído.

Caso seja uma infecção periodontal (gengiva) o tratamento consiste em raspagem, utilização de antissépticos e outros medicamentos. Com o diagnóstico e tratamento, as fístulas podem desaparecer em três ou quatro dias.

É importante marcar uma consulta com o cirurgião-dentista assim que o paciente notar algo de diferente na sua boca para que os cuidados sejam simples.

Existem fístulas de difícil resolução, podendo ser até cirúrgica, que são as que comunicam a cavidade oral com os seios maxilares.

Cuidados Bucais

A melhor forma de prevenir a aparição de fístulas na região da boca é manter uma higiene bucal regrada. Por isso, separamos algumas dicas que podem ser essenciais para você!

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. Lembre de que escovar a língua também é importante.

O dentista pode recomendar a utilização de uma raspador de língua para auxiliar na limpeza dessa região.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia também é recomendado pelos dentistas. Não há necessidade de passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe todo o espaço ao redor do dente e na gengiva.

O seu dentista pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal diariamente. Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada.

Com uma saúde bucal em dia e perfeita, você consegue evitar a fístula odontológica.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.