PACIENTES

Fístula odontológica é um sinal de infecção na boca

Fístula odontológica é um sinal de infecção na boca

Fístulas são pequenas bolhas que surgem na gengiva e próximo aos dentes

Sabemos que diversos problemas podem acometer nossa cavidade bucal e nos causar desconforto. Essas alterações podem atrapalhar nossa fala e mastigação. Por isso, se você notar uma fístula na sua boca, procure seu dentista.

Semelhantes às aftas, a fístula é um sinal clínico de infecção da região de seu aparecimento. Dentes e raízes são os principais agentes causadores dessas infecções.

Fístula é uma bolha que pode ter diversos tamanhos, protuberâncias e irrompe na gengiva ou na proximidade dos dentes. Os pacientes, geralmente, relatam presença de uma “bolhinha” na gengiva que ao estourar libera um líquido branco ou amarelo.

Essas pequenas bolhas também aparecem no rosto e podem, de alguma forma, ter contato com a saliva infectada. As fístulas também podem gerar sintomas e sequelas incômodas.

Em alguns casos, essas feridas não causam dor ou sofrimento, mas há relatos de abscessos palatais que formam fístulas que promovem dores e edema. É importante ressaltar que fístula odontológica não é uma doença oral.

Essa ferida é um sinal de infecção ocorrido pela evolução de problemas bucais como cárie e periodontite. É uma forma de defesa do organismo na sua luta contra as infecções, ou seja, onde existe fístula na região há infecção.

Tratamento para fístulas odontológicas

Para eliminar a fístula dentária é preciso também curar a infecção de origem. Por isso, é preciso realizar um diagnóstico preciso e determinar um tratamento adequado.

No caso de infecções no canal do dente, por exemplo, o paciente irá obrigatoriamente realizar um tratamento de canal ou dependendo do estado que se encontra o dente deve ser extraído.

Caso seja uma infecção periodontal (gengiva) o tratamento consiste em raspagem, utilização de antissépticos e outros medicamentos. Com o diagnóstico e tratamento, as fístulas podem desaparecer em três ou quatro dias.

É importante marcar uma consulta com o cirurgião-dentista assim que o paciente notar algo de diferente na sua boca para que os cuidados sejam simples.

Existem fístulas de difícil resolução, podendo ser até cirúrgica, que são as que comunicam a cavidade oral com os seios maxilares.

Cuidados Bucais

A melhor forma de prevenir a aparição de fístulas na região da boca é manter uma higiene bucal regrada. Por isso, separamos algumas dicas que podem ser essenciais para você!

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. Lembre de que escovar a língua também é importante.

O dentista pode recomendar a utilização de uma raspador de língua para auxiliar na limpeza dessa região.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia também é recomendado pelos dentistas. Não há necessidade de passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe todo o espaço ao redor do dente e na gengiva.

O seu dentista pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal diariamente. Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada.

Com uma saúde bucal em dia e perfeita, você consegue evitar a fístula odontológica.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também