Fisioterapia orofacial ajuda a combater disfunções na ATM

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Esse procedimento pode evitar que o paciente necessite de uma cirurgia

Você já sofreu com alguma dor ou estalo na mandíbula? E com alguma dificuldade ou travamento ao abrir a boca? Para resolver esses problemas, talvez seja necessária uma fisioterapia orofacial.

Muitas vezes esses problemas se tornam extremamente incômodos, irradiando para outras partes do corpo, proporcionando fortes dores de cabeça e mal estar. Aí, o paciente precisa recorrer a fisioterapia orofacial.

A fisioterapia orofacial é o ramo da fisioterapia que trata as mais diversas disfunções relacionadas a nossa articulação temporomandibular.

Em conjunto, o fisioterapeuta e o odontólogo ficam responsáveis por extinguir qualquer sintoma proporcionado por uma disfunção na ATM.

Mas o que é a ATM?

A ATM é uma articulação que faz a ligação do nosso maxilar ao osso temporal do crânio, que fica localizado à frente das orelhas, nas laterais da cabeça.

Chamada de temporomandibular, essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano. Por ser extremamente flexível, é responsável por todos os movimentos da mandíbula: para frente, para trás e para os lados.

E uma DTM?

Quando ocorre alguma disfunção em nossa ATM, a anomalia recebe o nome de DTM. Ela pode se manifestar através de diversos sintomas, como:

    • Fortes e frequentes dores de cabeça similares a uma enxaqueca;
    • Dores de ouvido e pressão atrás dos olhos;
    • Uma sensação de desencaixe ou um estalo ao abrir e fechar a boca;
    • Dor ao bocejar, mastigar ou abrir demais a boca;
    • Mandíbula travada ou deslocada;
    • Uma notável mudança no encaixe da arcada dentária;
    • Flacidez nos músculos da mandíbula.

A disfunção da ATM pode ser ocasionada por diversas motivos. Além de questões físicas, como uma pancada ou deslocamento, fatores emocionais, como estresse, tensão e ansiedade também podem desencadear a anomalia.

Fisioterapia orofacial

O tratamento para atm lesionada é multidisciplinar. Assim, ele envolve o médico, o fisioterapeuta e o cirurgião-dentista.

O objetivo principal dessa modalidade é evitar a necessidade de realização de um procedimento cirúrgico no futuro. Além disso, uma fisioterapia orofacial possui outros propósitos, como:

  1. reposicionar a mandíbula ao crânio para melhorar a função;
  2. minimizar a dor muscular;
  3. melhorar a amplitude de movimento;
  4. melhorando a postura;
  5. reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula;
  6. reduzir a inflamação;
  7. reduzir a carga adversa na ATM;
  8. fortalecer o sistema músculo-esquelético.

Outras técnicas para combater a DTM

Além da fisioterapia, ainda podemos citar outros procedimentos que podem auxiliar a diminuir os sintomas de uma disfunção da atm:

  1. Para aliviar as dores musculares você pode tomar medicamentos como relaxantes musculares e aspirinas. Realizar uma compressa com um pano umedecido e quente na região do incômodo também pode ajudar a amenizar as dores;
  2. Utilizar um “splint”, uma espécie de protetor bucal noturno, que é feito sob medida para a boca do paciente. Ele é encaixado nos dentes superiores, e impede que haja um atrito entre os dentes superiores e inferiores, reduzindo o efeito nocivo do travamento e do rangido entre eles;
  3. Aprender técnicas de relaxamento para auxiliar no controle da tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure treinamento ou aconselhamento para eliminar o estresse.

Apesar dessas técnicas serem bastante utilizadas, caso esteja sofrendo com DTM, o ideal é você consultar o seu dentista e eventualmente iniciar sessões de fisioterapia orofacial.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.