Ferida na língua: saiba quais problemas pode indicar

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A disfunção bucal pode possuir variadas causas e diferentes tratamentos

Uma ferida na língua pode ser um grande incômodo, não é mesmo? Ainda mais quando essas lesões vêm acompanhadas de outros sintomas como dor ou ardência.

Apesar da grande preocupação da maioria das pessoas com os dentes e gengivas, é sempre bom ficar bem atento às outras partes de nossa boca para poder identificar uma ferida na língua e outras anomalias.

Ferida na língua pode ser causada pelo uso indevido de algum medicamento, mas também pode ser fruto de alguma infecção por vírus ou bactéria. Ou seja, é um indício de que algo está errado em sua cavidade oral.

Agora iremos listar as possíveis causas para feridas na língua. Entretanto, é bom dizer que você não deve se autodiagnosticar.

Assim, a melhor forma de descobrir a causa e tratamento para alguma disfunção é consultando um profissional da saúde de confiança.

Ferida na língua causada por afta

A grande verdade é que a afta se manifesta em toda a cavidade bucal do indivíduo. Assim, uma região bastante afetada é a língua. A doença costuma causar dores, incomodando principalmente na hora da alimentação.

Por isso, além das bolhas presentes em toda as mediações da cavidade oral, pessoas que sofrem com afta na língua tendem ainda a perder o apetite.

A anomalia surge principalmente a partir de infecções intestinais bastante comuns. Ela afeta o tecido normal da mucosa presente na língua, evidenciando assim as aftas.

Apesar de tudo isso, a anomalia costuma sumir sozinha, num período entre 7 e 10 dias. Para prevenir essa doença, o melhor caminho é realizar uma boa higiene bucal.

Além disso, você deve evitar uma dieta com alimentos ácidos e focar em alimentos que contenham grandes quantidades de vitamina B, ácido fólico e ferro.

Rachaduras na língua

Geralmente uma língua áspera ou rachada é um sintoma da desidratação, uma disfunção bastante grave para todo o nosso organismo.

Com isso, o aparelho lingual acaba ficando bastante seco e irritado, o que pode gerar ferida na boca e rachaduras. Assim, é fundamental que você se hidrate para evitar maiores problemas ocasionados pela boca seca.

Ferida na língua causada pelo uso de medicamentos

É extremamente comum que o uso de certos medicamentos proporcione uma sensação de ardência e até mesmo dor em nossa cavidade bucal. Consequentemente, a língua é afetada nesse processo.

Alguns efeitos colaterais ainda podem surgir a partir da ingestão de medicamentos. Com isso, pode ser que a língua apresente pequenas feridas.

O ideal é identificar o remédio causador e, junto ao seu profissional de confiança, tentar substituí-lo por outra medicação.

Leucoplasia

A leucoplasia oral caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas placas brancas que crescem na língua, podendo aparecer também no interior das bochechas ou das gengivas.

A condição pode ser provocada por restaurações, coroas ou dentaduras mal adaptadas, uso de cigarro ou infecção por vírus HIV ou Epstein-Barr.

Estas manchas normalmente não provocam sintomas e desaparecem sem que seja necessário tratamento. Embora seja raro, em alguns casos a Leucoplasia pode evoluir para câncer bucal.

Assim, muitas pessoas optam pela remoção cirúrgica das células afetadas. A ferida na língua  ainda pode ser extraída por meio de uma crioterapia.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.