Fechamento ortodôntico é procedimento recorrente em consultórios

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Trata-se de um procedimento que ocorre com muita frequência em consultórios de ortodontistas

São muitos os casos de pacientes que chegam ao cirurgião dentista buscando por um tratamento que envolve o fechamento ortodôntico.

Proporcionando um sorriso mais harmônico, o fechamento ortodôntico melhora automaticamente a autoestima do paciente. Por isso, é tão importante que o dentista conheça bem o procedimento.

O fechamento ortodôntico é um procedimento utilizado para fechar espaços, em particular aos que foram causados por processos e aberturas provenientes de extrações dentárias.

Neste artigo iremos falar sobre todas as características da técnica de fechamento!

Quando o Fechamento Ortodôntico é Indicado?

Como começamos a explicar anteriormente, principalmente em casos que envolvem aberturas que foram causas pro extrações nos dentes, o fechamento de espaço é muito utilizado.

Além disso, como um método de tratamento mais estético, ele também é muito indicado e traz ótimos resultados no procedimento em pacientes com diastemas.

Dessa forma, existem alguns fatores importantes no fechamento de espaços que devem ser sempre levados em consideração. São eles:

  • A possibilidade de fechamento de espaços de modo diferenciado. Ou seja, a capacidade de retração anterior, protração posterior ou, até mesmo de ambos simultaneamente, deve ser possível;
  • A cooperação por parte do paciente: se a eficiência do método é dependente da cooperação do paciente ou não pode vir a ocorrer certas limitações quanto à obtenção de sucesso no tratamento;
  • O controle da inclinação axial;
  • O controle das rotações e também da largura ou do comprimento do arco;
  • A resposta biológica ideal (isso inclui um movimento dentário rápido com um mínimo de desconforto ao paciente, além de não provocar danos aos tecidos e favorecer uma mínima reabsorção radicular);
  • A facilidade de operação do mecanismo a ser adotado.

É fácil fazer com que todos esses quesitos sejam alcançados e os melhores resultados possam ser obtidos. Basta o cirurgião-dentista usar um dispositivo que aplique e libere um sistema de forças especifico para cada situação.

Além disso, é muito importante também levar em em consideração o comprimento da raiz. Além da quantidade de inserção periodontal. Isso irá influenciar diretamente no sistema de forças que será aplicado.

Como é Feito o Fechamento Ortodôntico?

Quando analisamos esse procedimento da ortodontia pela visão da biomecânica, podemos dividi-lo em dois tipos diferentes de fechamentos:

  1. Mecânica com atrito (fricção) ou mecânica de deslizamento: a força feita para promover o deslocamento é gerada por um elástico ou mola helicoidal ligada ao dente;
  2. Mecânica sem atrito ou mecânica de fechamento com alças: promove magnitudes de forças mais contínuas o possível.

Além disso, existe também uma grande diferença se o procedimento é realizado antes ou após a cicatrização do alvéolo dos espaços das extrações.

Quando o fechamento é tardio, alguns problemas podem acontecer. Normalmente, costuma haver uma tendência a formação de invaginações das gengivas, diferente dos espaços que foram fechados logo após a extração.

Por isso, é importante que o profissional fique atento aos sinais e à situação que a boca do paciente se encontra. Conseguindo assim realizar o fechamento ortodôntico o quanto antes.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!