Febre de dente pode afetar meu filho? Descubra aqui!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui se é normal crianças terem febre de dente durante o nascimento do dentinhos

Quando os dentes dos bebês começam a nascer é uma alegria. Isso significa que ele está crescendo. No entanto, é preciso ficar atento para possíveis consequências da erupção dos elementos dentais, como a febre de dente.

Há ainda muitas perguntas que giram em torno da febre de dente. Será que isso realmente existe? Meu filho vai apresentar outros sintomas? Como cuidar? São muitas questões! Mas vamos começar pelo básico.

Febre de dente é uma reação do sistema imunológico do bebê e da criança. A febre de dente é muitas vezes associada ao nascimento dos dentinhos.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e preocupações sobre a febre de dente que acomete o seu pequeno. Vamos começar?

Conhecendo mais sobre os dentes de leite

Os primeiros dentes de leite começam a aparecer por volta dos seis meses. É só com seis anos de idade que todos os dentes crescem e, então, começam a cair. O processo continua até a adolescência.

Os dentes de leite são o primeiro conjunto de dentes a aparecer durante o desenvolvimento humano. Eles são temporários e marcadores de posições para os futuros dentes permanentes, que são mais fortes.

Eles servem para auxiliar na mastigação enquanto a criança se desenvolve. No entanto, devemos lembrar que cada criança se desenvolve de um jeito, por isso os processo de crescimento e queda dos dentes de leite pode se alterar.

Com um total de 20 dentes de leite, a criança possui 10 na parte superior e 10 na parte inferior da boca. Mais quais são os dentes de leite? São eles: incisivos centrais, incisivos laterais, caninos e molares.

Durante o período de erupção, alguns sintomas de dente nascendo em bebê podem se manifestar.  Muitas pessoas, por exemplo, acreditam que a febre é um desses sintomas.

Alguns outros sintomas de dente nascendo são:

  • Irritabilidade;
  • Perda de apetite;
  • Choro; e
  • Dificuldades para dormir.

Por isso, é importante ficar atento para a saúde do seu pequeno.

Por que os pequenos têm febre de dente?

Muitos pais acreditam na febre do dente. E isso é normal, já que que a febre em bebê se manifesta justamente no período do nascimento dos dentes.

Mas é preciso saber que nem sempre a febre em crianças está relacionada à dentição. Pode ficar tranquilo que iremos explicar!

Quando os dentes começam a nascer, eles causam o aumento da gengiva. Isso pode causar uma inflamação, que consequentemente pode gerar a febre.

No entanto, a febre é baixa, ou seja, não passa dos 38º graus. Além disso, a febre tende a ser passageira. Mas, nem sempre o bebê com febre é sinal do nascimento dos dentinhos.

Isso porque na fase do nascimento dos dentes, os pequenos começam a pegar objetos e colocar na boca. Isso pode desencadear infecções. Assim, o bebê fica com febre.

Por isso, assim que você notar que o seu pequeno está manifestando a febre, procure pelo odontopediatra.

Ele avaliará todo o processo de dentição da criança e dar dicas sobre a saúde bucal. Além disso, ele também indicará, por meio de exames, se febre de dente realmente está associada ao nascimento dos dentinhos da criança.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.