Exercícios para mandíbula ajudam a tratar problemas na ATM

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda qual é a melhor forma de exercitar a sua mandíbula

Disfunções na articulação temporomandibular podem ser um tremendo incômodo, não é mesmo? Por isso, muitas pessoas recorrem a modalidades terapêuticas para corrigir o problema, como exercícios para a mandíbula.

Alguns pacientes podem até pensar que exercícios para a mandíbula não funcionam e o melhor é recorrer a outros tratamentos. Entretanto, eles são extremamente válidos e devem ser praticados.

Exercícios para a mandíbula são técnicas desenvolvidas para tratar disfunções na ATM, fortalecer e definir a região mandibular.

E no decorrer desse artigo você irá aprender um pouquinho mais sobre eles.

Mas para começar, que tal entendermos um pouquinho melhor sobre a mandíbula e a articulação temporomandibular. Acompanhe!

Mandíbula Humana

A mandíbula é uma estrutura móvel localizado na parte inferior da cabeça. Nela, estão acoplados os dentes da arcada inferior. O componente se articula com o osso temporal de cada lado do crânio, onde fica inserido.

Alguns pacientes a chamam de maxilar inferior. Entretanto, não devemos confundir ela com o maxilar, que é a estrutura que suporta os dentes superiores.

Articulação Temporomandibular

A ATM ou articulação temporomandibular é uma articulação que faz a ligação maxilar ao osso temporal do crânio, que fica à frente das orelhas, nas laterais da cabeça.

Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, e por ser extremamente flexível, é responsável por todos os movimentos da mandíbula: para frente, para trás e para os lados.

E como são os exercícios para mandíbula?

Seja para tentar definir a sua mandíbula ou até mesmo para a massagem ou alívio da DTM, é importantíssimo que você saiba como realizar os exercícios mandibulares.

Portanto, nós aqui da Simpatio elaboramos uma pequena listinha para que você possa aprender a realizar os mais importantes deles.

Principais Exercícios para Mandíbula

Entres os principais exercícios mandibulares, podemos citar:

Exercício para mandíbula 1: O abre e fecha

Para pacientes que sofrem com problemas na ATM, às vezes, fica complicado realizar os movimentos de abrir e fechar a boca.

Entretanto, com um pouco de paciência, você consegue relaxar e alongar a mandíbula. O ideal é seguir os seguintes passos:

  1.  Sente-se confortavelmente em uma cadeira com encosto. O ideal é manter a postura ereta;
  2. Coloque a língua no céu da boca;
  3. Em seguida, tente abrir a boca com a língua ainda na mesma posição;
  4. Enquanto isso respire lentamente por alguns segundos e expire aos poucos;
  5. Feche a boca e, se não sentir dor, repita o exercício umas 10 vezes, no mínimo.

Exercício para mandíbula 2: A massagem

Qualquer um gosta de ganhar uma massagem, não é mesmo? E aqui ensinaremos que você pode aplicar esta terapia em você mesmo, fazendo os seguintes movimentos:

  1. Comece massageando toda a área do maxilar onde há incômodo e dor com as pontas dos dedos em movimentos circulares;
  2. Belisque suavemente a região com o dedo indicador e o polegar para soltar a pele do músculo por diversas vezes;
  3. Novamente, com a ajuda das mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para ambos os lados, de forma bem suave

Exercício para mandíbula 3: Bochechas trabalhando

As bochechas contém musculaturas essenciais para a nossa fala, respiração e deglutição. Além disso, elas podem auxiliar no relaxamento de musculaturas de outras partes da face.

Assim, um exercício muito bom para se praticar é encher as bochechas e movimentar o ar interno da boca de um lado para o outro.

O ideal é que você realize isso, pelo menos, umas 10 vezes. Com isso, você  irá sentir o maxilar mais solto e leve, sem dizer que ainda promovera um alongamento natural da pele presente na região.

Exercício para mandíbula 4: Boceje

Além de ajudar a oxigenar o cérebro e melhorar a atenção, bocejar também é um bom alongamento. Por isso, quando surgir a vontade faça com vontade e sem medo.

Esse é um dos exercícios para mandíbula mais simples que existem. Além disso, o paciente não faz nada forçado, visto que muitas vezes o bocejo é natural.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.