Entenda qual é a melhor forma de exercitar a sua mandíbula
Disfunções na articulação temporomandibular podem ser um tremendo incômodo, não é mesmo? Por isso, muitas pessoas recorrem a modalidades terapêuticas para corrigir o problema, como exercícios para a mandíbula.
Alguns pacientes podem até pensar que exercícios para a mandíbula não funcionam e o melhor é recorrer a outros tratamentos. Entretanto, eles são extremamente válidos e devem ser praticados.
Exercícios para a mandíbula são técnicas desenvolvidas para tratar disfunções na ATM, fortalecer e definir a região mandibular.
E no decorrer desse artigo você irá aprender um pouquinho mais sobre eles.
Mas para começar, que tal entendermos um pouquinho melhor sobre a mandíbula e a articulação temporomandibular. Acompanhe!
Mandíbula Humana
A mandíbula é uma estrutura móvel localizado na parte inferior da cabeça. Nela, estão acoplados os dentes da arcada inferior. O componente se articula com o osso temporal de cada lado do crânio, onde fica inserido.
Alguns pacientes a chamam de maxilar inferior. Entretanto, não devemos confundir ela com o maxilar, que é a estrutura que suporta os dentes superiores.
Articulação Temporomandibular
A ATM ou articulação temporomandibular é uma articulação que faz a ligação maxilar ao osso temporal do crânio, que fica à frente das orelhas, nas laterais da cabeça.
Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, e por ser extremamente flexível, é responsável por todos os movimentos da mandíbula: para frente, para trás e para os lados.
E como são os exercícios para mandíbula?
Seja para tentar definir a sua mandíbula ou até mesmo para a massagem ou alívio da DTM, é importantíssimo que você saiba como realizar os exercícios mandibulares.
Portanto, nós aqui da Simpatio elaboramos uma pequena listinha para que você possa aprender a realizar os mais importantes deles.
Principais Exercícios para Mandíbula
Entres os principais exercícios mandibulares, podemos citar:
Exercício para mandíbula 1: O abre e fecha
Para pacientes que sofrem com problemas na ATM, às vezes, fica complicado realizar os movimentos de abrir e fechar a boca.
Entretanto, com um pouco de paciência, você consegue relaxar e alongar a mandíbula. O ideal é seguir os seguintes passos:
- Sente-se confortavelmente em uma cadeira com encosto. O ideal é manter a postura ereta;
- Coloque a língua no céu da boca;
- Em seguida, tente abrir a boca com a língua ainda na mesma posição;
- Enquanto isso respire lentamente por alguns segundos e expire aos poucos;
- Feche a boca e, se não sentir dor, repita o exercício umas 10 vezes, no mínimo.
Exercício para mandíbula 2: A massagem
Qualquer um gosta de ganhar uma massagem, não é mesmo? E aqui ensinaremos que você pode aplicar esta terapia em você mesmo, fazendo os seguintes movimentos:
- Comece massageando toda a área do maxilar onde há incômodo e dor com as pontas dos dedos em movimentos circulares;
- Belisque suavemente a região com o dedo indicador e o polegar para soltar a pele do músculo por diversas vezes;
- Novamente, com a ajuda das mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para ambos os lados, de forma bem suave
Exercício para mandíbula 3: Bochechas trabalhando
As bochechas contém musculaturas essenciais para a nossa fala, respiração e deglutição. Além disso, elas podem auxiliar no relaxamento de musculaturas de outras partes da face.
Assim, um exercício muito bom para se praticar é encher as bochechas e movimentar o ar interno da boca de um lado para o outro.
O ideal é que você realize isso, pelo menos, umas 10 vezes. Com isso, você irá sentir o maxilar mais solto e leve, sem dizer que ainda promovera um alongamento natural da pele presente na região.
Exercício para mandíbula 4: Boceje
Além de ajudar a oxigenar o cérebro e melhorar a atenção, bocejar também é um bom alongamento. Por isso, quando surgir a vontade faça com vontade e sem medo.
Esse é um dos exercícios para mandíbula mais simples que existem. Além disso, o paciente não faz nada forçado, visto que muitas vezes o bocejo é natural.