Hormônio estrógeno: quais suas características e importância?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba como a diminuição do hormônio estrógeno pode ter relação com a odontologia

Todos os anos, ao menos uma vez, as mulheres realizam exames de rotina. O exame de estrógeno está nessa extensa lista fundamental para checar a saúde.

Dessa forma, envolvendo principalmente os hormônios sexuais, o estrógeno tem uma relação direta com o processo de controle da ovulação.

Estrógeno é, basicamente, um grupo de hormônios responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais, assim como das características secundárias femininas.

Quais os Principais Tipos de Estrógeno?

Existem três categorias mais importantes de estrógenos e que derivam ainda dos hormônios masculinos. São eles:

  1. Estrona: é o principal que se manifesta após a menopausa. É ainda derivado de metabólitos da glândula suprarrenal e frequentemente sintetizado no tecido adiposo, ou seja, na gordura;
  2. Estradiol: é produzido principalmente nos ovários. Nos homens, os testículos e as suprarrenais são as principais fontes de estradiol. Já nas mulheres, quando níveis normais de estradiol são mantidos, permitem então uma ovulação, concepção e gravidez adequadas, além de favorecer uma estrutura óssea saudável e boa regulação nos níveis de colesterol. É conhecido também por 17B-estradiol.
  3. Estriol: é o principal estrógeno que é produzido durante a gravidez, em quantidade relativamente elevada na placenta a partir de precursores produzidos pelas suprarrenais e pelo fígado do feto. Os níveis de estriol começam a aumentar na oitava semana de gestação e continuam altos até pouco antes do parto. O estriol no sangue materno é rapidamente eliminado do organismo. A dosagem de estriol reflete na gravidez e fornece informações sobre a evolução e estado da placenta e do feto. Este hormônio apresenta ainda variações diárias.

Qual a Função do Estrógeno?

O estradiol, por exemplo, é expulso do corpo pelos ovários e liberado na primeira fase do ciclo menstrual.

A produção desse hormônio começa ainda na adolescência, onde é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, perdurando até a menopausa.

A deficiência estrogênica causa as ondas de calor na grande maioria das mulheres. Um dos principais sintomas encontrados no período de menopausa.

Mulheres que apresentam esse hormônio em baixas quantidades ou com algum tipo de disfunção, têm o comportamento feminino afetado e fica masculinizada.

Em muitos casos, a diminuição de estrógenos faz com que a mulher se sinta depressiva, com medo, apreensiva, irritada, insegura e pessimista.

Ele provoca também o desenvolvimento das mamas e a proliferação dos seus elementos glandulares, além de levar o tecido adiposo a ter uma maior concentração nos quadris e coxas.

No caso da mulher, fazendo então com que seja mais curvilínea, característica do sexo feminino.

Relação Entre o Estrógeno e a Odontologia

O que mais se observa nesse caso é a influência do estrógeno sob a massa óssea e sua fragilidade após um tempo.

A osteoporose na menopausa é algo extrema relevante para a área da odontologia, uma vez que constitui uma das doenças metabólicas ósseas mais comuns e importantes.

A diminuição do estrógeno é o fator determinante e responsável pela gênese da osteoporose após a menopausa, representando então a perda óssea mais intensa nos cinco anos que a seguem.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.