Hormônios sexuais podem afetar a nossa saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como os hormônios sexuais atuam em nosso organismo

A falta ou até mesmo o excesso de hormônios sexuais pode provocar uma série de alterações nos seres humanos, sendo elas físicas ou comportamentais.

Entretanto, você sabia que os hormônios sexuais podem influenciar diretamente nossa saúde oral? É isso mesmo, eles têm relação direta com a nossa boca.

Hormônios sexuais em ausentes ou até mesmo em abundância podem deixar os dentes, gengivas e ossos de sustentação mais frágeis.

Assim, essas partes de nosso organismo ficam mais suscetíveis ao desenvolvimento de diversas anomalias que prejudicam bastante a nossa saúde bucal.

Influência dos hormônios sexuais na saúde bucal

Devido ao enfraquecimento do órgãos bucais, promovido por bruscas alterações hormonais, os pacientes ficam mais propensos a desenvolver, principalmente, a gengivite.

Mas não estamos falando da gengivite convencional. Essa é diferente e, uma vez que é causada pela influência dos hormônios sexuais nos tecidos periodontais, recebe o nome de gengivite hormonal.

Diferentemente da gengivite convencional, que pode ocorrer a qualquer momento, a gengivite hormonal está relacionada à mudanças hormonais muito bruscas.

Assim, é possível dizer que ela está ligada principalmente à fases como a puberdade, gravidez, períodos menstruais e consumo de pílulas anticoncepcionais. Portanto, se manifestando majoritariamente em mulheres.

Os homens também podem apresentar a doença, mas apenas em períodos de disfunção hormonal muito grande do sexo masculino, como é o caso da puberdade.

Além disso, uma série de estudos já mostraram que o estradiol mantém os dentes e as gengivas firmes, além de cuidar do equilíbrio das glândulas salivares.

Logo, com a queda da produção desse hormônio e com o passar dos anos, nossa boca fica mais vulnerável aos problemas, as gengivas ficam mais flácidas e os dentes mais suscetíveis à cárie.

Também há um desgaste maior do esmalte dos dentes, entre outros problemas. Outros sintomas relatados, principalmente por mulheres na menopausa, são boca seca e mau hálito, além de alterações do paladar.

Outro fator importante a ser mencionado é a importância do estrogênio. Ele é um grande protetor dos ossos.

Assim, com a queda da substância no organismo, aumentam os risco do paciente desenvolver osteoporose. O que promove alterações na sustentação dos órgãos dentários, podendo ocasionar problemas de oclusão no paciente.

Ainda podemos dizer que um problema bastante comum nos homens ocorre com a falta de testosterona. Isso pode levar ao sobrepeso, o que pode impulsionar o surgimento da periodontite.

Como solucionar um problema hormonal?

Você certamente já deve ter ouvido que o melhor tratamento é a prevenção, certo? Por isso, para evitar problemas hormonais, o ideal é que você realize consultas periódicas com um endocrinologista.

Ele pode observar, através de uma série de exames, a concentração hormonal de seu corpo. Dessa forma é possível dizer se está tudo certo com o seu organismo, indicando possíveis tratamentos caso haja alguma irregularidade.

Entretanto, em muitos casos, o paciente só percebe que existe alguma disfunção ao apresentar sintomas bucais.  Como por exemplo as doenças periodontais.

Nesse tipo de situação, o problema com hormônios sexuais não pode ser resolvido com orientação de apenas um profissional. É necessária a interação entre o dentista e o endocrinologista, sendo que cada um deles irá lidar com os problemas relacionados a sua área de atuação.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!