Estágio em odontologia: tudo o que você precisa saber

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O estágio em odontologia é um período destinado para que o aluno aprenda na prática as atividades odontológicas e ganhe experiência

O profissional formado em odontologia é responsável pela saúde bucal das pessoas e atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, à gengiva e aos dentes. Mas antes de receber o diploma, é preciso realizar o estágio em odontologia.

Neste artigo, você confere tudo o que precisa saber sobre o estágio em odontologia.

O estágio em odontologia é uma maneira de fazer o aluno entrar em contato com uma situação prática do cotidiano, fomentando ainda mais seu aprendizado. Ele será supervisionado por um profissional que o instruirá a todo o momento.

Sobre o estágio em si

Obrigatoriamente, a faculdade deve oferecer ao aluno uma carga horária de estágio curricular, que é de um ano normalmente. Então, a própria instituição de ensino superior encaminha os alunos para seus parceiros, que podem ser as Forças Armadas ou alguns hospitais e clínicas, por exemplo.

Em muitos casos, as instituições são conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando que os alunos examinem diversos pacientes.

Em outros, trabalham com especificações voltadas exclusivamente à odontopediatria. Por isso, atendem jovens de 0 a 17 anos.

É importante ressaltar que o estágio obrigatório não é remunerado.

No entanto, o aluno pode estagiar em outros lugares por meio de atividades extramurais, ou seja, fora da faculdade, o que permitiria que ele recebesse uma bolsa-auxílio que fica entre R$ 700 e R$ 1500, dependendo do local e da qualificação do estagiário.

Para isso, é necessário que o contratante e o contratado assinem um termo de compromisso contento todas as informações de ambos.

Além disso, estará explicito as funções do estagiário de odontologia, sua carga horária e todos os seus direitos e benefícios. O estágio só poderá ser iniciado assim que a faculdade estiver a par e der o aval legal.

Carga horária do estágio

Quem dita a quantidade de horas estagiadas é a faculdade. Ela divide a carga horária em três módulos: baixa complexidade, média complexidade e alta complexidade. Cada uma possuindo uma totalidade diferente.

Dessa forma, a instituição concebe ao aluno os dias que serão cumpridos determinada complexidade. E nesse protocolo contém um espaço que deverá ser assinado pelo supervisor e pelo estagiário, provando que a atividade foi cumprida.

Fora isso, há também um outro documento que o supervisor deve avaliar o estudante quanto à pontualidade, ao relacionamento no ambiente de trabalho, à psicomotricidade e a como o aluno está correspondendo às suas funções. Portanto, a todo instante ele está sendo analisado.

Vestimenta do estágio

Geralmente, o estágio de odontologia segue os padrões da faculdade. Logo, o aluno precisa utilizar vestimentas na cor branca, como blusa, jaleco, calça e tênis.

Entretanto, isso pode mudar de preceptor para preceptor. Alguns permitem fugir à regra.

Principais atividades praticadas no estágio

As atividades praticadas no estágio para odontologia variam. Elas tendem a ficar cada vez mais difíceis de acordo com a experiência do estagiário e à medida que o final do curso chega.

Por essa razão, no início efetuam procedimentos mais básicos, como restauração e limpeza. Posteriormente, passam a administrar anestesias e realizar extrações de dentes.

Portanto, o período de estágio em odontologia é imprescindível para que o aluno obtenha bagagem suficiente para trilhar sua carreira após a faculdade.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.